‘Fantástico’ expõe Leo Dias e Antonia Fontenelle no caso Klara Castanho

Na noite desde domingo (26), o “Fantástico“, da Globo, exibiu uma reportagem sobre o caso da atriz Klara Castanho e expôs os nomes de Antonia Fontenelle e dos jornalistas Leo Dias e Matheus Baldi, responsáveis por trazer o caso a público e por incitar ataques de ódio contra a artista.

Na reportagem feita por Renata Ceribelli é explicado que a primeira notícia sobre o caso saiu com um post do influenciador Matheus Baldi no dia 24 de maio, dizendo que Klara Castanho teria dado à luz uma criança. A pedido da própria atriz esse post foi apagado, mas a notícia se espalhou.

'Fantástico' expõe Leo Dias e Antonia Fontenelle no caso Klara Castanho (Foto: Reprodução)
‘Fantástico’ expõe Leo Dias e Antonia Fontenelle no caso Klara Castanho (Foto: Reprodução)

“Na última quinta-feira (23), a apresentadora Antônia Fontenelle incitou ainda mais os comentários contra Klara na internet”, disse a reportagem. 

“Sem citar o nome da atriz, ela disse em uma live, em tom bastante agressivo, que uma atriz de 21 anos teria engravidado e entregue o bebê para adoção. E depois disso, Klara se manifestou pela primeira vez sobre o assunto, através de uma carta aberta em sua rede social.”

Por fim, a jornalista falou da participação de Leo Dias, do Metrópoles, que publicou um texto detalhando o caso e dando detalhes confidenciais sobre a identidade da criança. A advogada Fayda Belo disse ao programa que tanto o jornalista como Antônia Fontenelle podem responder por difamação.

O pedido de desculpas escrito pelo colunista também foi citado durante o programa.

“Ele diz que não deveria ter escrito nenhuma linha sobre esta história ou ter feito qualquer comentário sobre algo do qual não tem o direito de opinar”, disse a repórter.

A diretora de redação do Metrópoles, Lilian Tahan, também se manifestou, em post nas redes sociais admitindo que “o site expôs de forma inaceitável os dados de uma mulher vítima de violência brutal ” e informando que a matéria foi retirada do ar.

Nas redes sociais, a reportagem exibida pelo dominical  foi elogiada: “Uma matéria inteiramente produzida por mulheres, com uma repórter mulher, com entrevistadas mulheres. O resultado costuma ser esse: nome aos bois, responsabilização, sem ignorar nenhum detalhe”, disse um perfil no Twitter.

Confira mais algumas reações: