Ex-BBB relembra racismo por envolvimento com Grazi Massafera

Alan Passos, do BBB 5
Alan Passos (Reprodução/Instagram)

Ex-BBB relembra racismo por envolvimento com Grazi Massafera

Quem assistiu ao BBB 5, edição que consagrou Grazi Massafera como protagonista e vice-campeã, com certeza se lembra do affair da loira no programa: Alan Passos. Em entrevista ao jornal O Globo, o empresário falou sobre a quantidade de participantes negros no reality show e também seu romance com a atriz.

O racismo estrutural estava tão presente que a gente encarava isso [a falta de participantes negros] como normal. Hoje isso seria inaceitável. Acho ótimo ligar a televisão hoje e assistir a um BBB repleto de gente preta. Para mim, como um ex-participante e preto, isso é ainda mais prazeroso“, afirmou Alan Passos.

O empresário ficou em quarto lugar no programa e contou com muitas oportunidades como modelo e DJ depois do reality. Ele afirmou que sofreu com a questão racial e o que era considerado bonito, além de estereótipos de beleza que eram racistas na época. Após o programa, ele e Grazi Massafera namoraram por dois anos, mas hoje não se falam mais.

As pessoas têm essa visão de que há 18 anos eu era um cara muito feio para estar com aquela menina bonita. Mas nós sabemos de onde vem essa visão. Há pouco tempo houve um relacionamento entre a Jade e PA (Paulo André) no BBB 22, e as coisas foram muito diferentes. Não estou me comparando a ninguém, apenas falando sobre a diferença.”

Alan Passos e os ex-brothers

Um dos colegas de confinamento que o empresário tem contato o político Jean Wyllys, campeão da edição. Alan Passos afirma que a falta de contato com a ex não é pessoal, mas, sim, algo comum da vida. Ele ainda ressaltou que as pessoas falam do relacionamento dos dois como se fosse um prêmio para ele, mas ele não se resume a isso.

Isso não me atrapalha e não muda a minha vida. Não estou parado nesse passado. Estou num relacionamento há anos, tocando a minha vida. Mas esse assunto sempre vem à tona“, afirmou ele. Atualmente, o ex-brother é casado há mais de oito anos.

Representatividade

O empresário compartilhou a imagem dos brothers do BBB 23 em escala de tons da negritude. O texto foi um repost de André Gabeh, celebrando a diversidade dos tons de pele negra e como os negros alcançaram maior número de participantes dentro do programa da Globo. “Sem querer tirar o protagonismo de ninguém, porque esse brilho é desses jovens da edição 23, tá? É só amando mesmo. É só dançando ao redor da mesma árvore“, diz o texto.