Europa 2023: Os sete brasileiros com mais participações em gols

Raphinha e Neymar com a camisa da seleção
Raphinha e Neymar com a camisa da seleção (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Ser o maior campeão da história da Copa do Mundo com cinco conquistas e também ser o lar do “Rei do Futebol”, Pelé, são alguns dos fatores que fizeram a história considerará o nosso Brasil como o “país do futebol”, mesmo sem conquistar uma Copa do Mundo há 20 anos ou ao menos um Mundial de Clubes desde 2012, o Brasil segue sendo exemplo na exportação de talentos que acabam se tornando alguns dos melhores jogadores do Mundo.

Na Copa do Mundo de 2022, realizada no Catar, a seleção brasileira era considerada uma das principais favoritas para ficar com o título, a caminhada chegou ao fim precocemente na derrota para a Croácia. Fato que deixou uma marca triste nos brasileiros, pois a seleção era a favorita.

Os bons jogadores da seleção e também aqueles que não participaram da Copa do Mundo seguem suas vidas em seus respectivos clubes. Para alguns, o pós-Copa tem sido muito satisfatório.

Antes da lista, é bom explicar que “participações diretas em gols” são os números de gols e assistências do jogador, exemplo: Pelé fez dois (2) gols e deu quatro (4) assistências, logo, ele soma seis (2 gols + 4 assistências = 6) participações diretas.

A lista foi feita pelo site de estatísticas “Sofascore” e conta apenas com jogadores brasileiros atuando nas “cinco grandes ligas” do futebol europeu (França, Inglaterra, Espanha, Alemanha e Itália)

Top 7 participações diretas em gols no ano de 2023

7 – Neymar – PSG

Aos 31 anos, o camisa 10 da seleção brasileira vive um caso de amor e ódio no time francês há um bom tempo, mesmo assim, segue sendo um dos melhores jogadores do time. 

Individualmente, os números do atacante são bons no ano. Até o momento, Neymar soma dois gols e três assistências em sete jogos. A média é de 125 minutos para participar diretamente de um gol.

6 – Fred – Manchester United

Ao falar de Brasil x Croácia, um dos nomes que surgem na cabeça provavelmente é o do meia Fred. Criticado por suas atuações com a camisa da seleção brasileira, o volante já é o brasileiro com mais jogos com a camisa do Manchester United e a moral com a torcida do clube inglês é diferente.

Na Inglaterra, o brasileiro de 29 anos também soma dois gols e três assistências e vem sendo uma peça importante no meio de campo dos “Red Devils”

5 – Rafael Ratão – Toulouse

O menos conhecido da lista, Rafael Ratão, de 27 anos, atua pelo Toulouse, da França. Em 2023 o atacante soma três gols e duas assistências em 2023, sem contar que ainda está invicto no ano.

A média de Ratão é de 101 minutos para participar de um gol pela equipe francesa, somando os números da temporada completa, o brasileiro é o terceiro com mais gols na equipe pela Ligue 1 (campeonato francês).

4 – Felipe Anderson – Lazio

Revelado no Santos e considerado uma das maiores promessas após a era Neymar no Peixe, Felipe Anderson hoje está com 29 anos. Apesar de nunca ter tido a “explosão” que muitos esperavam, sempre demonstrou ser um bom jogador. Com a camisa da Lazio-ITA, é um dos melhores jogadores da equipe na atual edição da Serie A (campeonato Italiano)

Em 2023, Felipe Anderson soma quatro gols e uma assistência em 10 jogos

 

3 – Casemiro – Manchester United

No pódio está um volante! Seria uma surpresa se o jogador em questão não fosse Casemiro, um dos melhores volantes do futebol mundial nos últimos anos.

Depois de muitos títulos com a camisa do Real Madrid-ESP, Casemiro se juntou ao inglês Manchester United que passava por momentos conturbados na época de sua chegada, mas nada que fosse possível de abalar o jogador. Com Casemiro em campo, o aproveitamento do time melhorou consideravelmente e não tem mais ninguém que seja capaz de tirar o brasileiro do time titular.

Em 2023, Casemiro vem mostrando um outro lado: o goleador. Já são três gols e três assistências no ano, para um volante, são números muito bons.

2 – Vinicius Júnior – Real Madrid

Se o título do texto fosse “jogadores que mais apanham”, Vini Jr. estaria em primeiro lugar e muito longe dos outros. Desde que chegou ao Real Madrid e se firmou no time titular dos espanhóis, Vini sempre sofreu muitas faltas, mas também sempre foi muito decisivo. Como foi o caso da final da última Champions League, quando marcou o gol do título contra o Liverpool-ING.

Em 2023, Vini já conquistou o Mundial de Clubes com participação decisiva na final marcando dois gols. Somando todos os números no ano, o atacante já registra a incrível marca de seis gols e duas assistências. Entre todos da lista, o jovem é quem mais marcou gols.

1 – Raphinha – Barcelona

Raphinha é um jogador que foi muito cedo para a Europa, quando ninguém o conhecia, o então treinador da seleção, Tite, foi lá e levou o atacante para defender a amarelinha. Obviamente, o jogador recebeu muitas críticas, mas logo mostrou que não era apenas um nome. 

Seus bons desempenhos por Leeds-ING e seleção brasileira fizeram com que o poderoso Barcelona-ESP o contratasse no começo da temporada 2022/2023. Mas a largada no time espanhol não foi muito boa, diferente de como está a situação atualmente.

O Barça está embalado e Raphinha vai seguindo o ritmo, em 2023, são cinco gols e cinco assistências com a camisa do time catalão, ninguém na equipe soma mais participações nos gols do Barcelona do que o brasileiro.