Escola de samba fará homenagem a Paulo Gustavo no carnaval de 2022

Eternizado na mente de todos os brasileiros na personagem de Dona Herminia, o comediante Paulo Gustavo vai será enredo da São Clemente no Carnaval 2022. O samba em homenagem ao artista contou com colaboração de Marcelo Adnet na composição.

Paulo Gustavo vai virar tema de samba enredo da São Clemente (Reprodução)
Paulo Gustavo vai virar tema de samba enredo da São Clemente (Reprodução)

Em entrevista ao jornal O Globo, Adnet detalhou que sua vida estava um “turbilhão de emoções” com a participação na composição da música, que foi apresentada nesta semana na disputa com outras nove outras canções para ser escolhida com o samba-enredo Minha Vida É uma Peça.

“Através da festa, a tristeza vai embora de forma mais natural. Então a gente quer muito cantar Paulo Gustavo, dançar Paulo Gustavo… Queremos ‘paulogustavear’ na avenida”, disse Adnet.

A proposta de samba-enredo foi escrita por Adnet em parceria com Teresa Cristina, André Carvalho, Gustavo Albuquerque, Pedro Machado, Fabiano Paiva, Baby do Cavaco, Gabriel Machado, Luizinho do Méier e Hamilton Fofão.

Os versos da canção apresentam uma homenagem ao artista em forma de conversa com sau mãe, Déa Lúcia. Além disso, também conta com uma referência à oração de São Francisco de Assis, mostrando o lado religioso da família do humorista.

“A oração de São Francisco é a que ele pedia para que a mãe e a família recitassem, inclusive na reta final de sua vida. Apostamos nessa oração, que é algo muito íntimo, forte e poderoso. E a gente ainda modificou uma ou duas palavras, transformando “amor” em “humor”, por exemplo. “Onde houver ódio que eu leve humor”. Acho que isso é bem a cara do Paulo”, explicou Marcelo Adnet.

Em sinopse divulgada pela São Clemente, que terá seu enredo do Carnaval de 2022 assinado pelo carnavalesco Milton Cunha, a apresentação será dividida em cinco partes. São elas: “O céu de PG”, “Hermínia Amaral”, “Flecha do cupido”, “Bondedazamigas” e “D de Diva Déa, Dulce, diversidade”.

Antes da morte de Paulo Gustavo, que aconteceu no dia 4 de maio deste ano, a São Clemente tinha como tema oficial Ubuntu, onde iria fazer uma homenagem à cultura africana. No entanto, o tema foi mudado de última hora para celebrar a vida e obra de Paulo Gustavo.