Em grande fase, Raphael Veiga pode pintar na seleção

Raphael Veiga pode ter chance na seleção
Raphael Veiga pode ter chance na seleção (Foto: Divulgação / Palmeiras)

Não é de hoje que o meia Raphael Veiga vem dando alegrias aos torcedores do Palmeiras, ao longo de sua jornada no alviverde, o camisa 23 já conquistou grandes títulos, incluindo duas Libertadores e sendo decisivo nos grandes jogos.

No meio de 2022, o atleta se machucou gravemente e perdeu toda a reta final da temporada. Em 2023, o jogador voltou como se nada tivesse acontecido! Atualmente, Raphael Veiga é o artilheiro do time na temporada.

Após a última partida, onde o Palmeiras venceu a Ferroviária por 2×1, o treinador Abel Ferreira rasgou elogios ao seu meia: “Eu até me arrepio. Para mim, (Raphael Veiga) é o melhor 10 que treinei e joguei na vida. De longe. Ele é completo. Ele ataca, dá assistência, faz gols. Mas faz uma coisa que poucos 10 fazem: voltar para recuperar a bola. Agora, eu não queria que a seleção convocasse (risos), mas tem muita qualidade”.

Na atual temporada, Raphael Veiga soma incríveis 5 gols e 5 assistências em 10 jogos, a média do meia é de uma participação em gols por partida.

“Ele é um excelente jogador. Ele é fundamental para o Palmeiras. Ele participa da fase defensiva e chega para finalizar. Ele me lembra muito o Alex jogando, não tecnicamente, mas a forma como joga: com dois toques. Dificilmente você vê o Veiga carregando a bola, driblando, ele faz o futebol se tornar simples. Ele dá dois toques na bola: domina, toca, e já vai finalizar. Por isso ele está presente em todas as partes do campo – Disse o comentarista esportivo Zé Elias, em um programa na ESPN.

Apesar de ser o grande nome dentro de campo do Palmeiras neste começo de ano, Raphael Veiga prefere dar moral ao coletivo para celebrar a boa fase da equipe: “Conforme a gente vai passando, vai tendo melhora individual e coletiva. na minha opinião, o time está muito bem, temos feito bons jogos, tem sido sólido. Temos feito o que o Abel e toda a comissão pede, respeitando o adversário, jogando no nosso limite, o nosso melhor. Então, a gente chega muito bem, muito confiante. Quando começou o Paulista, dentro a gente tinha a expectativa e desejo de classificar em primeiro por causa de poder definir em casa é jogo a jogo, dando nosso melhor, que as coisas vão acontecendo”.

Mesmo fora por alguns meses na reta final de 2022, Raphael Veiga é um dos maiores goleadores do futebol nacional há um bom tempo, de acordo com o site de estatísticas Sofascore, o jogador do Palmeiras é o meia com mais gols no futebol brasileiro desde 2020. Ao todo, já são 62 gols marcados. Para se ter uma comparaçã, Vina (hoje joga no Grêmio), é o segundo na lista com 47 gols no período, 15 a menos do que Veiga.

Seleção?

Na próxima sexta-feira (3), existe a possibilidade de ser divulgada a primeira convocação da seleção brasileira após a Copa do Mundo no Catar. Com um treinador novo, a expectativa é de que a convocação traga muitos nomes novos para vestirem a amarelinha, entre as novidades, Raphael Veiga é um dos mais pedidos pela torcida.

No ano passado, o meia do Palmeiras era um dos mais pedidos para ter uma oportunidade entre os convocados, mas não teve muitas oportunidades com Tite, que já comentou sobre o atleta nas vésperas da Copa: “Hoje há uma concorrência nesse setor. Ele é um jogador que recompõe no Palmeiras pelo centro junto com o Rony. E quem vem de lado, na recomposição, são Scarpa e Dudu, junto de Danilo e Zé Rafael. Então, ele trabalha nessa fase defensiva um pouco mais preservado numa situação de ataque. Aí, ele está concorrendo com Paquetá, mas é com Couto, com Neymar, inclusive com Rodrygo, que, na base do Santos, jogou em faixa central, assim como o Firmino”.

Com Ramon Menezes no comando interino da seleção brasileira, a chance de Raphael Veiga vestir a camisa amarela é real. A convocação será para os confrontos da primeira DATA FIFA de 2023, o Brasil enfrenta Marrocos e uma outra seleção ainda não definida.