Ed Sheeran: justiça chega a veredito no caso de plágio em “Shape of You”

Caso encerrado. Justiça chega a veretido no caso supostamente de plágio na música “Shape of You”, de Ed Sheeran. Depois do julgamento de 11 dias, o cantor foi inocentado da acusação.

Ed Sheeran
Ed Sheeran: justiça chega a veredito no caso de plágio em “Shape of You” (Divulgação)

A denúncia foi feita pelo cantor Sammi Switch, em conjunto com seu produtor musical Ross O’Donoghue, que afirmavam que a música tinha sido criada através da canção “Oh Why”, feita por eles em 2015.

De acordo com a decisão judiciado, não há provas suficientes que  comprovem com a afirmação de Sammy e Ross, que Sheeran copiou quando fez a música. “Shape of You foi lançada em 2017, sendo o primeiro single do álbum “Divide” e um dos grandes sucessos de Ed Sheeran.

“Enquanto há similaridades entre o gancho de ‘Oh Why’ e aspectos de ‘Shape of You’, também há diferenças significativas”, disse o juiz do caso.

Assim que saiu o resultado, o cantor Ed Sheeran se pronunciou nas redes sociais: “Enquanto estamos claramente felizes com o resultado, eu sinto que alegações como essa são muito comuns agora e se tornaram uma cultura onde uma alegação é feira com a ideia que um acordo será mais barato do que ir para o tribunal. Mesmo quando não há embasamento para a alegação. Isso é muito perigoso para a indústria de composição musical”, disse.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ed Sheeran (@teddysphotos)

Durante o discurso, Ed falou sobre a pequena semelhança com a suposta música. “Há apenas algumas notas e bem poucos acordes usados na música pop. Coincidências tendem a acontecer quando 60 mil músicas são lançadas todos os dias no Spotify e 22 milhões de músicas por ano. E só há 12 notas disponíveis.Eu não quero tirar nada da dor sofrida por ambas as partes nesse caso, mas gostaria de dizer: Eu não sou uma entidade, não sou uma corporação, eu sou um ser humano e um pai e um marido e um filho”, disse.