Drake e Taylor Swift estão de fora do Grammy 2022; entenda o caso

O Grammy 2022 já está recheado de reviravoltas. Enquanto Drake, que concorria na categoria de “Melhor álbum rap” e “Melhor Performance de Rap”, pediu para ser retirado da premiação, Taylor Swift teve uma de suas nomeações excluídas por questões de autoria.

O motivo da nova ausência de Drake na premiação ainda é desconhecido. Segundo a Variety, a equipe do rapper pediu para que ele deixasse a competição, mas a razão para isso não foi divulgada. O artista concorria com o álbum “Certified Lover Boy” e com a faixa “Way 2 sexy”. As respectivas categorias seguirão com 4 concorrentes em cada.

Drake e Taylor Swift
Drake e Taylor Swift estão de fora do Grammy 2022; entenda o caso (Kevin Mazur/WireImage for MTV)

Por sua vez, Taylor Swift foi desfalcada da competição em conjunto com Antonoff e St, Vincent. O trio deixou de concorrer na categoria “álbum do ano”, com o disco “Sour”, de Olívia Rodrigo. Como os artistas estavam listados entre os compositores do álbum, também haviam sido indicados.

No entanto, o órgão responsável pela premiação, a Academia de Gravação dos EUA, retirou o trio da lista por não se tratar de fato de uma co-autoria do álbum, mas sim de uma interpolação.

Durante o processo de inscrição, a Academia recebeu créditos da gravadora pela faixa ‘deju vu’. Na semana passada, recebemos os créditos corretos da gravadora que reconhece Annie Clark, Jack Antonoff e Taylor Swift como compositores de uma interpolação na faixa, ‘deja vu’. Seguindo as diretrizes atuais do Grammy, como compositores de uma faixa interpolada, Clark, Antonoff e Swift não são indicados na categoria álbum do ano por Sour . Antonoff e Swift são indicados na categoria para o álbum de Swift, Evermore.” – declarou a Academia de Gravação.

Uma interpolação é quando uma música é recriada nota por nota, refletindo uma composição subjacente, mas dando a ela uma nova letra, arranjo e conceito. Para isso, é necessária a permissão do proprietário da música original.