Política

Decisão contra Bolsonaro aponta indícios de crimes

Jair Bolsonaro foi alvo de buscas após ministro ver indícios de crimes (Foto: Carolina Antunes/PR)

Decisão contra Bolsonaro aponta indícios de crimes

Responsável por autorizar as buscas na casa de Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (03), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou o sigilo da decisão que autorizou as buscas na residência do ex-presidente. Ele apontou indícios de crimes para autorizar a operação da Polícia Federal que apreendeu o celular do político.

Na autorização para a operação da PF nesta quarta, Moraes viu como “plausível” a linha de investigação de que Bolsonaro tenha inserido dados falsos sobre vacina no sistema do SUS com o objetivo de ter vantagens. Além disso, o ministro destacou a existência de uma suposta “organização criminosa” para fazer a adulteração dos dados de vacinação no sistema e citou o posicionamento do ex-presidente.

Dados falsos

“Diante do exposto e do notório posicionamento público de Jair Messias Bolsonaro contra a vacinação, objeto da CPI da Pandemia e de investigações nesta Suprema Corte, é plausível, lógica e robusta a linha investigativa sobre a possibilidade de o ex-presidente da República, de maneira velada e mediante inserção de dados falsos nos sistemas do SUS, buscar para si e para terceiros eventuais vantagens advindas da efetiva imunização, especialmente considerado o fato de não ter conseguido a reeleição nas eleições gerais de 2022”, diz o ministro na decisão.

Grupo de Bolsonaro teria cometido crimes

Na decisão, Moraes também apontou indícios de crime que, de acordo com ele, são “relevantes”. O ministro citou que a suposta organização criminosa tinha como objetivo, além de obter benefícios particulares, tirar a credibilidade do sistema de vacinação do Brasil durante a pandemia de Covid-19.

“São absolutamente relevantes os indícios da ocorrência efetiva dos crimes, especialmente no contexto agora noticiado de inserção de dados falsos em sistema de informações, o que indicaria, nos termos dos indícios já colhidos, a efetiva existência de uma organização criminosa articulada, com divisão de tarefas e de múltiplos objetivos, tanto no âmbito particular dos investigados, como em aspectos relacionados ao interesse público, em detrimento da credibilidade interna e externa do exemplar controle de vacinação nacional em pleno período pandêmico”, apontou Moraes.

Últimas Notícias

  • Portugal

WiZink Rewards: Máximo de Recompensas, Mínimo de Esforço.

À medida que a economia se torna mais complexa e a gestão financeira mais exigente,…

4 semanas ago
  • Espanha

Libera tu Potencial Financiero con la Tarjeta Mastercard Plazo.

En el contexto financiero actual, contar con soluciones de crédito flexibles y confiables es fundamental…

1 mês ago
  • Espanha

Préstamo Santander: Soluciones Financieras al Alcance de Todos.

Buscando soluciones financieras para materializar sueños o satisfacer necesidades, es esencial seleccionar un socio confiable…

1 mês ago
  • França

Carte HSBC: Ouvrez la Porte à une Finance Globale

La Carte HSBC est présentée comme une solution bancaire de choix, offerte par HSBC, un…

1 mês ago
  • Índia

Boost Your Financial Power: PaySense Loan Solutions.

Embarking on a journey toward financial empowerment with PaySense Loans opens doors to realizing your…

1 mês ago
  • Curiosidades

Carta di credito UniCredit: vantaggi e applicazione

Immagina di poter goderti il ​​meglio dell'Italia e del mondo con sorprendente semplicità e vantaggi…

1 mês ago