Daniela Mercury faz críticas a Jair Bolsonaro em novo single

Na madrugada desta sexta-feira (26),  Daniela Mercury lançou seu novo single trazendo críticas ao governo do atual presidente da república, Jair Bolsonaro. A canção mistura dois ritmos: axé e samba, ritmos muito presentes no repertório da cantora

Intitulado de “O Samba Não Pode Esperar”, o single autorial traz Daniela entoando versos sobre “dar a volta por cima”, pandemia de covid-19, indiretas ao atual governo e críticas ao fascismo.

Daniela Mercury em “O Samba Não Pode Esperar”. (Foto: Reprodução/ Instagram)

No trecho: “Você é animal traiçoeiro, que anda em matilha e ataca por trás. Faz piada e gargalha da morte como um bando de hienas sobre restos mortais”, Daniela faz referências ao descaso de Bolsonaro com a pandemia de covid-19 no país.

“O Samba Não Pode Esperar” não é a primeira canção politizada cantada por Daniela Mercury. Em 2021, a artista lançou o frevo “Quando o Carnaval Chegar”, ao lado de Gal Costa e regravou o hit “Milla”, sucesso na voz do cantor Netinho.

Netinho foi proibido de cantar o maior sucesso de sua carreira devido a divergências com os compositores da canção, que a entregaram para Daniela. No mesmo ano, a cantora lançou a canção “As Rendas do Mar”, homenageando Iemanjá. No clipe da canção, Daniela fez críticas ao desmatamento e poluição dos mares.

Em 2020, a cantora regravou a música “Apesar de Você”, sucesso de Chico Buarque durante o período de ditadura militar. Na releitura, Daniela trouxe o axé, samba e um toque de funk.

No álbum “Perfume”, também lançado em 2020, Daniela Mercury trouxe a faixa “Rainha da Balbúrdia”. Na música, a cantora fala sobre resistência e xenofobia, fazendo alusão a frases xenofóbicas do presidente da república.

Em 2019, a cantora lançou “Proibido o Carnaval” com participação especial de Caetano Veloso. A faixa mistura axé e frevo. Entre os versos, os cantores fazem críticas à fala da então ministra, Damares Alves, sobre meninos vestirem azul e meninas, rosa. A canção também fala de homofobia e intolerância religiosa.

No YouTube, os clipes de “Rainha da Balbúrdia” e “Proibido o Carnaval” (feat. Caetano Veloso) possuem 1,2 milhão e 4,4 milhões de visualizações, respectivamente. No Spotify, a cantora possui cerca de 500 mil ouvintes.

Mais sobre Daniela Mercury

Daniela Mercury também é uma das principais vozes na luta contra a intolerância religiosa. A cantora já lançou sucessos como: “Oyá por Nós”, “Pantera Negra Deusa” e “A Rainha do Axé (Rainha Má)/ Bat Macumba”. Com mais de 30 anos de carreira, a discografia da cantora é composta de sucessos como: “Feijão Com Arroz” (1991), “Elétrica” (1998), “Canibália – Ritmos do Brasil (Ao Vivo)” (2011).