Copa do Mundo de 2027 pode ser no Brasil

Brasil pode ser opção para sediar próxima Copa do Mundo feminina (Foto: Lucas Figueiredo-CBF)
Brasil pode ser opção para sediar próxima Copa do Mundo feminina (Foto: Lucas Figueiredo-CBF)

A Copa do Mundo feminina deste ano está programada para começar no dia 20 de julho e terminar no dia 20 de agosto e acontecerá na Nova Zelândia e Austrália. Apesar de falta ainda alguns meses para o início da Copa deste ano, a edição de 2027 do torneio já está sendo discutida.

Ainda não existe uma sede para a Copa de 2027, mas algumas cidades estão se preparando para entrar na disputa. De acordo com o ‘GE’, o “Rio Convention & Visitors Bureau” (RCV), quer levar a competição para o Rio de Janeiro. A RCV é uma entidade privada que busca levar eventos para o Rio de janeiro.

“Aqui temos listados eventos que podem acontecer em 2028, em 2030. Esse mapeamento é muito importante, muito relevante. Cada evento que conseguimos trazer significam dinheiro de exportação, capacitação em investimento para receber estes eventos” – disse Carlos Werneck, presidente da RCV, na apresentação inicial na prefeitura.

Ainda segundo o ‘GE’, “A Copa do Mundo feminina é um dos 73 eventos esportivos mapeados para a cidade nos próximos 10 anos”. Além da competição, eventos como mundiais de Skate, futsal, e outras competições de futebol no cenário internacional estão dentro da lista de possíveis eventos para o Estado.

Para reforçar uma possível candidatura para sediar a Copa do Mundo no Brasil, São Paulo entrou na briga. O Estado entraria de forma conjunta para sediar os jogos com o Rio de Janeiro. Segundo o site da ‘Cultura’, Corinthians e Palmeiras até já foram procurados para conversarem sobre a possibilidade de Neo Química Arena (estádio do Corinthians) e Allianz Parque (estádio do Palmeiras) sediarem alguns jogos.

“São Paulo tem uma estrutura boa para receber qualquer evento internacional. Hoje a gente tem a informação que essa candidatura tem que ser colocada pela CBF até o primeiro trimestre. Provavelmente agora em março a CBF vai colocar Brasil como interessado na Copa do Mundo feminina e eu tenho certeza que o Brasil tem condições de receber esse grande evento até porque já sediou uma Copa do Mundo em 2014”, disse Cacá Vianna, secretário municipal de esportes da cidade de São Paulo.

Como informou Cacá Viana, a candidatura deve ser feita ainda neste mês de Março. Além das cidades brasileiras, Alemanha, Bélgica e Holanda já lançaram uma candidatura conjunta, ou seja, a Copa aconteceria nos três países. A terceira opção é a África do Sul, que também ainda não se oficializou como uma possível sede.