Conheça: Tuono é um artista independente ‘fora da curva’

Tuono
Tuono lança Anna e fala sobre desafios de ser independente no Brasil (Foto: Divulgação)

Na última sexta-feira (10), Tuono lançou “Anna”. O novo trabalho é como uma conversa, mensagem ou até uma carta, que fala sobre os dias de luta, perrengues da vida adulta e os desafios do cotidiano.  Aí vem a Anna, no refrão, quando o artista não se esquece, e lembra o quanto o sorriso da moça é lindo e assim, clareia o ambiente.

Tuono é mais um artista independente no Brasil, e “Anna” teve dedo do cantor na composição, mixagem e masterização, processos que foram realizados na produtora Lobo Guará Group. Anteriormente, ele lançou “Eu sigo em busca de paz (ESEBDP)”, primeiro single dele neste ano. Segundo ele, a faixa é sobre acreditar em si e enfrentar os problemas independente de todos os obstáculos, além da busca eterna pela paz em um mundo tão caótico.

Assim como em “Anna”, Tuono produziu, escreveu, mixou e editou até o lyric video de “Eu sigo em busca de paz (ESEBDP)”. Além das duas faixas, o artista se destaca com “Amarelo”. O single teve seu lançamento durante a campanha do Setembro Amarelo do ano passado, que enaltece a importância do cuidado com as questões psicológicas em todos os meses, não somente em um mês.

Em 2023, o Tuono completa quatro anos de carreira, e o Mix Me conversou com ele para entender seu momento na música, com os lançamentos atuais, previsões para seu primeiro álbum, além de inspirações e como é a vivência de um artista independente no Brasil.

Entrevista com Tuono

Qual mensagem por trás de “Anna”? Onde veio a inspiração?

A mensagem é sobre o amor, aquele amor gostoso e leve, que vc fica bobo só de ver alguém sorrir, na canção em si eu falo da Anna, que foi um grande amor e o quanto amo o sorriso dela, mas pode ser pra sua Gabriela, Carina, João, Caio, enfim o seu amor. É sobre viver o amor, dar certo, dar errado, sentar e conversar.

“Anna” é um lançamento avulso ou o segundo single após “Eu Sigo Em Busca De Paz”?

É um segundo single após eu sigo em busca de paz. Embora canções diferentes na vertente, ambas foram confeccionadas no mesmo momento interno.

Há planos para lançar um álbum neste ano?

Não tinha planos, porém me perguntaram isso algumas vezes esse ano, me deixou com aquela coceirinha. [risos] Estou compondo bastante, quem sabe não vira um disco ou EP.

Tem vontade de trabalhar com outros artistas? Se sim, qual seus sonhos de colaboração?

Sim, sonho aliás. Djavan, Mr Dan, Céu, Lucas Silveira, Vitor Kley, Flora Matos, Luedji Luna, são tantos nomes, porém escuto esses que citei com mais frequência.

Como é ser um artista independente no Brasil?

É um salto de fé no escuro. E cada brasileiro adapta sua realidade pra aquilo, existe quem larga tudo pra se jogar como eu fiz, existe quem concilia com um trabalho CLT “Comum” perante a sociedade, enfim. Correria pra viver e sobreviver é o que eu vivo, porém é uma escola diária onde eu vou atrás do que não conheço e estudo até aprender.

Desde o administrador da parada toda à uma técnica musical pra determinada canção. Eu gostaria de ser bem melhor remunerado pelo meu trabalho com a música, mas isso também faz parte de ser independente aqui, o dinheiro não é uma boa realidade.

Você compõe todas as suas músicas? Quais são suas inspirações artísticas?

Sim, sou o meu compositor oficial [risos], mas tenho canções em parceria com artistas que gravaram comigo. Olha, minha primeira inspiração artística e atual é o meu pai, através dele que conheci a música, ouvindo os vinis de samba, MPB, jovem guarda. As histórias que ele contou sobre artistas como Tim Maia, Roberto Carlos, Paulo Sérgio. Meu pai compartilhou o seu bom gosto musical comigo, e por esse motivo tenho ele como uma das minhas principais inspirações artísticas, ele conseguiu me inspirar a ser quem eu sou hoje.

Siga-nos nas nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade em primeira mão!

Temos uma super novidade! Agora também lançamos um canal incrível no YouTube, recheado de entrevistas e bate-papos exclusivos para os nossos seguidores.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Quer ficar por dentro de tudo em primeira mão? Junte-se ao nosso canal do MixMe no WhatsApp e mergulhe no mundo do entretenimento 24 horas por dia! Participe e compartilhe as nossas notícias!