Conheça o “Matador de Gigantes” Independiente Del Valle

Del Valle foi campeão da Sul-Americana 2022 diante do São Paulo
Del Valle foi campeão da Sul-Americana 2022 diante do São Paulo (Foto: Getty Images)

Flamengo começou a sua jornada para o título da Recopa Sul-Americana, o torneio tem apenas dois jogos (ida e volta) entre o campeão da Libertadores 2022 (Flamengo) e o campeão da Sul-Americana 2022 (Independiente De Valle). Atualmente, o time carioca é uma das maiores potências do futebol no continente, tanto é que representou a América do Sul no último Mundial de Clubes, mas e do outro lado, quem é o Independiente Del Valle?

Origem e evolução

O time foi fundado em 1 de Março de 1958 por um grupo de amigos liderados por Jose Terán em uma cidade chamada Sangolquí, no Equador. Terán também foi o primeiro presidente da equipe, mas não apenas isso. Em um esforço máximo para ajudar o clube, Terán foi presidente, jogador e capitão da equipe. 

Em 1977, dois anos após a morte de Terán, o conselho do clube aprovou a ideia de alterar o nome da equipe para “Independiente Jose Terán”, em homenagem ao fundador. O nome permaneceu até 2014, quando, de fato, se tornou “Independiente Del Valle.

Durante os anos, a equipe equatoriana demorou para surgir na elite do futebol nacional, as coisas mudaram apenas em 2006, após a chegada de Michel Deller, empresário equatoriano que também preside a rede de fast-food KFC. 

O foco do novo investimento era na formação de jovens atletas, com o tempo, o Del Valle se tornou referência em categorias de base no Equador. Com jovens promessas surgindo, o time profissional também foi evoluindo, tanto é que em 2008, dois anos após a chegada do novo investidor, a equipe estava disputando, pela primeira vez na história, a elite do futebol equatoriano.

O ‘matador de gigantes’

A década passada foi de franca ascensão para o Del Valle no cenário Sul-Americano, depois de um bom tempo lutando pelo seu lugar na elite equatoriana, a equipe agora dava os primeiros passos internacionais. 

Na Libertadores de 2016, o Del Valle não era considerado um dos favoritos, mesmo assim, fez campanha de gente grande, terminando com o vice-campeonato, ao perder a final para o Atlético Nacional-COL. Apesar do título ter ficado para outra oportunidade, a campanha de 2016 foi histórica para o clube, durante a jornada até a final, o Del Valle passou por gigantes da América do Sul como River Plate e Boca Juniors, dois dos maiores clubes da Argentina. Foi aqui que a tal fama de “El mata gigantes” foi surgindo.

Em 2019, a primeira vítima brasileira: Corinthians. O jogo era válido pela semifinal da Sul-Americana daquele ano e o alvinegro era considerado o grande favorito para ficar com o título, mas ninguém avisou o pessoal do Del Valle. Em Itaquera, vitória dos visitantes por 2×0, no Equador, empate em 2×2. Com os resultados, os brasileiros foram eliminados e o Del Valle seguiu para a final, onde conquistaram o primeiro título internacional da história ao superar o Colón-ARG  

A vítima seguinte foi uma das maiores surpresas de 2021. Ainda na fase de pré-Libertadores, o Del Valle encarou o Grêmio em busca de uma vaga na fase de grupos da competição. Vale lembrar que o time de Porto Alegre começou o ano com as expectativas no teto e o apelido de ‘Super Grêmio’ estava na boca da galera.

Apesar da empolgação e de vários brasileiros apostarem no Grêmio, o time brasileiro perdeu as duas partidas para o Del Valle, tanto no Brasil como no Equador, os tricolor gaúcho perdeu por 2×1 nos dois jogos e deram um adeus muito precoce para a competição. Após a eliminação, o Grêmio entrou em crise que durou o ano todo, culminando no rebaixamento para a Série B do Brasileirão.

A terceira (e última) vítima brasileira na lista dos equatorianos foi justamente na grande final da Sul-Americana de 2022. O adversário era o São Paulo, um dos mais tradicionais clubes brasileiros na América do Sul que chegou na decisão como favorito, dono da melhor campanha com o melhor ataque e a melhor defesa. Mas os números não entram em campo para jogar, e mais uma vez, o Del Valle superou as expectativas e passou por outro gigante Sul-Americano para conquistar mais um título.

Vale lembrar também que o Del Valle já bateu no Flamengo. Pela fase de grupos da Libertadores 2020, o time brasileiro, até então atual campeão da competição, sofreu uma histórica goleada por 5×0 dos equatorianos. Curiosamente, essa foi a última derrota do time carioca durante o tempo normal de uma partida no cenário continental.

O jogo contra o Flamengo será nesta terça-feira às 21:30, o jogo terá transmissão dos canais ESPN e pelo streaming da STAR+. O jogo da volta será já na próxima semana com mando do Flamengo, no Maracanã