Conheça as 5 doenças mais mortais da história

doenças mortais
Confira a lista com as cinco doenças mais mortais do mundo (Foto: Reprodução/Freepik)

Conheça as 5 doenças mais mortais da história

O vírus da COVID-19 matou mais de 15 milhões de pessoas por todo o mundo. No entanto, graças aos avanços e investimentos na ciência, foi possível produzir vacinas que diminuíram o número de casos fatais e tirou o mundo do estado de pandemia. No entanto, essa não foi a primeira vez que o mundo foi acometido por doenças mortais.

Confira uma lista com as cinco doenças mais mortais do mundo:

5 – AIDS:

A AIDS, sigla em inglês para Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, é uma doença que afeta e ataca diretamente o sistema imunológico do ser humano, e é resultante da infecção pelo vírus do HIV. Foi descoberta nos anos 80 e Anthony Fauci, imunologista estadunidense, foi uma das pessoas a ajudar no processo da descoberta da doença após a morte repentina de cinco jovens.

Devido à falta de medicação antirretroviral, do início dos anos 80 até o começo dos anos 90 foram mais de 30 mil pessoas por todo o mundo. Hoje, no Brasil, o tratamento para HIV é fornecido gratuitamente pelo SUS e é possível viver uma vida comum sendo soropositivo. Vale lembrar que uma pessoa vivendo com HIV e que está indetectável por seis meses não transmite o vírus por via sexual.

4 – Tifo:

Tifo é o nome dado a uma série de doenças infectocontagiosas consideradas agudas pela bactéria do gênero Rickettsias. Depois da infecção, o microrganismo se desenvolve nas células do indivíduo infectado e começa a desencadear sintomas que podem, rapidamente, se espalhar por todo o corpo. Os principais sintomas são febre alta e prolongada, manchas e erupções cutâneas, dor de cabeça intensa e dor nas costas.

A doença matou mais de 3 milhões de pessoas na Rússia em um curto período de tempo no começo do século 20. Estima-se, de acordo com a OMS, que 0,2 pessoas por milhão ainda morrem pela doença hoje em dia. 

3 – Câncer:

A única doença dessa lista que não é transmitida por um vírus e que mata mais de 7,6 milhões de pessoas por ano é o câncer. Uma das principais causas de alguns tipos de câncer é o uso excessivo de algumas substâncias, como o cigarro, que causa o câncer no pulmão, na boca e na garganta, por exemplo.

A condição para o desenvolvimento de um câncer é apenas estar vivo e viver o suficiente para que as células cancerígenas possam se desenvolver e se espalhar por seu corpo. O câncer pode acometer crianças, jovens, adultos ou idosos, independente do seu modo de vida.

2 – Peste Negra:

A epidemia pela Peste Negra, também conhecida como Morte Negra, teve seu pico no século 14 e matou mais de 5 milhões de pessoas. Não houve exclusividade de onde a doença atuou, ela surgiu em vários momentos da história espalhada por vários lugares do mundo até o início do século 20 e era transmitida por pulgas, ratos domésticos ou o contato com outra pessoa infectada.

Após adotar medidas de higiene mais efetivas, a construção de hospitais fora das muralhas de proteção que foram construídas e a incineração dos corpos que foram mortos pela doença fizeram com que a doença parasse de matar tantas pessoas como vinha matando anteriormente. 

1 – Gripe Espanhola:

Até hoje não se sabe onde surgiu o vírus da influenza que resultou na morte de mais de 50 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo e, de acordo com algumas estimativas, o número pode ter chegado na verdade a 100 milhões. A doença era transmitida pelo ar e não tinha cura. Os sintomas eram febre acima de 38°, calafrios, cansaço excessivo e mal estar.

A forma de diminuir a disseminação do vírus que causava a gripe espanhola foi parecida com as que foram usadas na pandemia do COVID-19: evitar aglomerações, evitar abraços e apertos de mãos. Seguindo as indicações, a doença foi erradicada por volta do ano de 1920.