Conheça 6 curiosidades sobre a série Lista Negra

Parte do Elenco da série Lista Negra (Imagem: Reprodução)

The Blacklist ou Lista Negra em português, é um seriado de TV norte-americano que relata a história do criminoso mais procurado pelo FBI e que fica durante muitos anos sem ser encontrado. Após ser capturado pelo órgão governamental, o bandido promete ajudar o FBI a encontrar os criminosos mais procurados do mundo.

Atualmente a série possui nove temporadas e pode ser caracterizada pelos gêneros de drama, investigação policial, espionagem e ação. Lançada em 23 de setembro de 2013 na rede NBC, até os dias atuais a série é aclamada pelo público.

Confira a sinopse:

“Raymond Reddington, o criminoso mais procurado pelo FBI, entrega-se às autoridades. Promete entregar diversos criminosos e terroristas desde que por intermédio exclusivo de Elizabeth Keen, uma agente novata do FBI. Aparentemente não há ligação entre eles, sendo certo que este também não revela o motivo dessa preferência.

Reddington revela o nome de um criminoso internacional e seu plano de sequestro da filha de um militar estadunidense. A informação é comprovada, sendo este apenas um dos nomes que integram uma lista que Reddington chama de Blacklist (Lista Negra).

Segundo ele esta lista, criada ao longo de mais de vinte anos, contém políticos, mafiosos, hackers, espiões e criminosos de alta periculosidade cuja existência a organização desconhece, tornando-a a famosa lista dos foragidos mais procurados pelo FBI, que parece mostrar-se na prática mera peça de publicidade.

Entretanto, para divulgar outros nomes, ele impõe algumas condições como utilizar um rastreador (circuito integrado) implantado no seu pescoço, segurança pessoal e imunidade legal irrestrita, mas principalmente, negociar somente com a agente Keen. Tanto o FBI como Elizabeth, mesmo relutantes, passam a agir conforme as revelações de Reddington, as quais se mostram de grande utilidade.”

1. Curiosidades sobre o ator Jammes Spader

Ator James Spader (Imagem: Reprodução)

O protagonista da série, ator James Spader que dá vida ao carismático Raymond Reddington, relatou que na vida real, ele também já teve os seus ‘trambiques’. A personalidade do ator com o personagem se encontram em alguns momentos.

Em uma entrevista, James admitiu que trabalhou por um período como professor de Ioga, contudo, ele não sentia que tinha qualquer qualificação para o cargo e enganou diversos clientes. Um fato curioso sobre o ator se refere à sua memória fotográfica.

Segundo Spader, a sua memória eidética o auxilia demais para lembrar os mínimos detalhes do roteiro perfeitamente. Nas gravações da série em questão, o ator lia o roteiro apenas uma vez e já conseguia se lembrar de todas suas falas nas cenas.

2. A luta por Igualdade

Atriz Megan Boone (Imagem: Reprodução)

A atriz Megan Boone é uma verdadeira lutadora pela igualdade de gênero, tanto dentro da série, como em sua vida real. Além de fazer campanha por equiparação salarial, Boone também lutou para que fosse evidenciada nos pôsteres de divulgação da série, tanto quanto James Spader, o protagonista do seriado.

3. A série é baseada em uma História Real

Criminoso procurado Whitey Bulger (Imagem: Reprodução)

Com as suas devidas alterações no enredo, The Blacklist foi inspirada na história do criminoso Whitey Bulger, um criminoso que ficou no topo da lista dos mais procurados pelo FBI por muitos anos, antes de ser preso e começar, formalmente, a contribuir para as investigações do órgão governamental.

4. A morte de Clark Middleton

Ator Clark Middleton (Imagem: Reprodução)

Um personagem que ganhou o coração do público foi Glen Carter, interpretado pelo ator Clarck Middleton. Carter é um funcionário do DMV (Detran americano), mas também atua como investigador para Reddington. Suas falas icônicas e engraçadas marcaram sua passagem pela série.

Ocorre que no auge da Pandemia da Covid-19, o ator faleceu aos 62 anos. No ano de 2020, após consequências de uma infecção pelo vírus do oeste do nilo, Clark não aguentou e veio à óbito. Sua morte foi incorporada no enredo, mostrando na oitava temporada, o luto de Red pelo falecimento do amigo.

O criador da série, Jon Bokenkamp, contou que o personagem Glen foi criado especialmente para o falecido ator: O personagem começou pelo nosso amor pelo Clark, e por seu grande talento”.

5. A gestação de Megan Boone

Atriz Megan Boone e sua filha (Imagem: Reprodução)

Em certo período da série, a personagem Elizabeth Keen fica grávida, a barriga de gestação não é ficção, na verdade, a atriz Megan Boone realmente estava grávida. Tanto é que o público foi surpreendido pela morte da personagem na série, que acabou retornando em outra temporada.

A morte de Liz aconteceu somente para que a atriz pudesse dar luz à sua filha e tirar uma folga necessária das gravações. Por esse motivo, Megan se afastou e retornou meses depois para o seriado.

6. A morte de Brian Dennehy

Ator Brian Dennehy (Imagem: Reprodução)

Assim como Clarck Middleton, o ator Brian Dennehy faleceu no ano de 2020, aos 81 anos de idade vítima de um ataque cardíaco. O ator fazia o papel de Dominic Wilkinson, avô materno de Elizabeth Keen, um papel extremamente importante para o desenrolar da série.

Brian apareceu em nove episódios de Lista Negra e foi homenageado durante a 9ª temporada. Dennehy surgiu pela primeira vez na trama na terceira temporada, nessa época o ator já era veterano na TV, com seis indicações ao Emmy.

O criador da série comentou sobre a participação do exímio ator: “Ele trouxe profundidade e humanidade para um personagem muito importante. Sua ausência será sentida por todos os fãs”.

Além de atuar em Lista Negra, Brian Dennehy era conhecido por performances em filmes como Rambo, Mistério no Parque Gorki, Silverado, Cocoon e Romeu & Julieta. E na TV, Dennehy atuou em produções como Sirens, Death of a Salesman, Marco Polo e Fail Safe.