Confira os melhores lançamentos do pop nacional alternativo em setembro

A diversidade da música pop nacional é impressionante. De todos os cantos do Brasil surgem novidades super interessantes e com chances de se tornarem grandes nomes de sucesso.

Para além dos grandes nomes como Anitta, Iza, Ludmilla, Pabllo Vittar, entre muitos outros que têm se consolidado nos últimos anos, há uma gama enorme de bandas e artistas para prestar atenção.

A partir de agora, o Mix Me vai trazer sempre na primeira segunda-feira de cada mês os destaques do lado b do pop nacional. A ideia é apresentar os lançamentos que chamaram atenção, seja pelo alcance ou pela qualidade das canções.

Vamos, então, aos destaques do lado b do pop nacional em setembro.

Illy – O Conteúdo

Illy cantora de pop nacional
Cantora baiana Illy lançou a faixa “O Conteúdo” (Foto: Divulgação)

Para quem não conhece, Illy é da nova geração de cantoras baianas. Nos últimos anos ela vem chamando atenção da crítica com seu trabalho. Em 2020, ela lançou “Te Adorando Pelo Avesso”, com regravações de canções que ficaram eternizadas na voz de Elis Regina. Antes, em 2018, ela apresentou seu disco de estreia “Voo Livre”.

Agora em setembro deste ano, a cantora trouxe uma regravação de “O Conteúdo”, uma canção escondida da obra de Caetano Veloso e composta nos anos 1970. Confira:

Fábio Ventura feat Zé Manoel – A cor da flor

Fábio Ventura feat Zé Manoel
Fábio Ventura lança single inédito ‘A cor da flor’ com Zé Manoel

O cantor Fábio Ventura lançou, junto ao artista pernambucano Zé Manoel, indicado ao Grammy Latino, o single A cor da flor”A faixa conta com a produção de Emanuel Santana e traz um lugar de respeito a mulher negra.

Entre metáforas para compor as mensagens subliminares da canção, o dois cantam o amor, para exaltar a beleza e a força, ao homenagear as mulheres negras e sua ancestralidade, de uma forma lúdica.

Além de cantor, Fábio também é ator e iniciou a carreira em 1995. Ao longo desses anos de carreira, ele participou de grandes produções de sucesso, colaborando com artistas renomados do cenário cultural brasileiro como Chico Buarque, Edu Lobo, Lenine, Roberta Sá, João Falcão, Miguel Falabella, Diogo Vilela e vários outros.

Isa Roth Mais

Isa Roth
Isa Roth lançou “Mais”, primeiro EP da artista pop baiana (Foto: Eduardo Quintela / Divulgação)

A cantora pop Isa Roth lançou o primeiro EP da carreira, intitulado “Mais”. A baiana de Feira de Santana já vinha revelando pistas do novo trabalho nos últimos meses com o single-clipe “Vai Assim Mesmo” e “Âncora”, canção tocante que recebeu um delicado feat. das cantoras Lio e Lay (Tuyo).

Para Isa, a escuta de Mais se orienta para uma descoberta sobre si pelos próprios fãs. “Acho que é a primeira vez que apresento algumas estéticas minhas de forma bem coerente”, ela comenta sobre a misturinha boa criada na sonoridade – que bebe do pop, do dance e do rock pop, entre alguns – e também da disposição de vozes, “algo que elaboramos [ela, Lio e Lay] bastante em ‘Âncora’”, ela completa.

Confira o EP “Mais”:

Lucas de Castro – “Barba na Tua”

Lucas de Castro – “Barba na Tua”
Lucas de Castro em cena do videoclipe de “Barba na Tua” (Foto: Gabriel Castilho / Divulgação)

Com uma sonoridade dançante e POP, que mistura sofrência, sensualidade e romance, Lucas de Castro chega com a canção Barba na Tua”, primeiro single do cantor e compositor carioca. Com produção musical de JR Tostoi – responsável por hits de artistas como Lenine, Pietá e Isabella Taviani – a canção autoral é um relato sincero e apaixonado de Lucas sobre um amor passional, que se foi, mas deixou muita inspiração.

Lucas de Castro tem de 29 anos, mas atua profissionalmente na música desde os 16. Estudou canto na Escola de Música Villa Lobos e cursou teatro, teatro musical, expressão corporal e produção executiva. Foi vocalista e idealizador da banda pop Bizambê e integrante dos coletivos LiveALive, Cavalo Preto, e Juntos!.

Naiá Camargo – Salomé

Naia Camargo – Salomé
A cantora paulista Naiá Camargo lançou a irreverente “Salomé” (Foto: Divulgação)

Humor, jogo de sedução e vingança são alguns dos elementos presentes em “Salomé”, música lançada pela artista paulistana Naiá Camargo. A canção conta a história de uma mulher rejeitada que corta a cabeça do marido e serve na bandeja para se vingar.

O clipe traz uma estética anos 1950 na direção de Drica Czech e Lais Catalano. A ideia é ressignificar o papel da mulher na sociedade. Confira o clipe:

Rita Sanches – Menino de Ondina

Rita Sanches
A cantora Rita Sanches fez sua estreia em setembro com o single “Menino de Ondina” (Foto: Ton Shubber / Divulgação)

Outra baiana que chamou atenção em setembro foi Rita Sanches. A artista começou a carreira como compositora da Mangueira, escola de samba carioca, mas só agora em 2021, ela se lançou como cantora. A faixa de estreia chama-se “Menino de Ondina”, e retrata a infância da artista na praia de Salvador soltando arraia.