Como surgiu a Black Friday? Entenda a origem

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Como surgiu a Black Friday? Entenda a origem. (Foto: Reprodução/Internet)

O rumor que associa a “Black Friday” com a venda de escravizados frequentemente circula nas redes sociais durante este período, mas não existem evidências que conectem a data com a escravidão.

Da onde que vem o nome Black Friday?

Sobre a origem do termo “Black Friday”, não há um consenso histórico único. Segundo a enciclopédia Britannica, a polícia da Filadélfia, nos anos 1960, começou a chamar o dia após o Dia de Ação de Graças de “Black Friday”. Eles descreveram o caos gerado pela chegada de turistas para compras de fim de ano e, em alguns anos, para assistir ao jogo anual de futebol entre o Exército e a Marinha, no sábado.

Essas multidões enormes causavam enormes problemas para a polícia, que enfrentava turnos mais longos, engarrafamentos, acidentes, furtos em lojas e outras complicações.

Em poucos anos, o termo “Black Friday” se firmou na Filadélfia. Os comerciantes da cidade até tentaram mudar o nome para “Big Friday”, mas sem sucesso.

Somente nos anos 1980 que o termo “Black Friday” realmente se popularizou nos EUA, com os comerciantes divulgando a ideia de “sair do vermelho”. Nesse período, a Black Friday passou a ser vista como o maior dia de compras no país. No entanto, a maioria das lojas registrava suas maiores vendas no sábado anterior ao Natal.

Outra origem desconhecida

Há também uma origem histórica alternativa para a Black Friday, não relacionada a compras. Em 1869, financiadores de Wall Street tentaram controlar o mercado de ouro na Bolsa de Ouro de Nova York, comprando grande quantidade do metal na esperança de aumentar os preços.

No entanto, em uma sexta-feira, 24 de setembro, a ação do presidente Ulysses S. Grant fez o plano desmoronar. O mercado de ações caiu drasticamente, levando muitos americanos à falência.

Confira abaixo os melhores horários para comprar

Os melhores horários para compras na Black Friday 2023, conforme as categorias, são:

  • Roupas e calçados masculinos: descontos aumentam a partir das 20h de quinta. Na sexta, as promoções crescem a partir das 9h e atingem seu auge às 23h.
  • Roupas e calçados femininos: iniciam às 13h de quinta, com o pico às 22h. Na sexta, a maior frequência de descontos é às 10h, com o pico às 17h.
  • Celular: promoções começam na manhã de quinta, com um pico às 13h e intensificação às 22h. Na sexta, a agitação começa à meia-noite e dura até 01h, retomando com frequência às 7h. Os descontos em smartphones se mantêm estáveis durante todo o dia até às 23h.
  • iPhone: segue padrão similar, com mais promoções de Android devido à maior variedade de modelos.
  • TV: promoções a partir das 21h de quinta, aumentando significativamente às 22h. Na sexta, as ofertas de TVs começam cedo, às 8h, com picos às 9h, 11h e 20h.
  • Eletrodomésticos: ofertas destacadas às 8h de quinta, com pico às 10h, crescimento às 18h e estabilidade até 23h. A madrugada de sexta também começa forte, entre 0h e 2h, com um aumento de promoções a partir das 9h e pico às 16h, finalizando a noite com um bom volume de ofertas.