Cientistas trabalham em inteligência artificial para você se comunicar com seu pet

Pet Nescau
Cientistas acreditam que em breve ferramenta de inteligência artificial vai permitir a comunicação com animais (Foto: Divulgação)

Cientistas trabalham em inteligência artificial para você se comunicar com seu pet

Já pensou conseguir se comunicar de vez com seu cachorro em uma linguagem que ele vai entender? A inteligência artificial pode ser o caminho e uma organização está fazendo de tudo para tornar isso possível. É o caso da The Earth Species Project (ESP), que, com uma equipe de dez pessoas, acredita que poderemos criar uma conexão ainda mais profunda com nossos pets.

Se o ESP conseguir o que quer, a inteligência artificial permitirá a compreensão da linguagem não humana, mas usar o aprendizado de máquina para analisar a comunicação e outros comportamentos no reino animal não é exatamente novidade. Um grupo de pesquisa liderado pela Universidade de Copenhague demonstrou um sistema de IA que analisa os grunhidos dos porcos. Projeto CETI visa traduzir cantos de cachalotes. DeepSqueak ajuda a entender as chamadas de camundongos e ratos.

Dos vermes a baleias

Eles, no entanto, estão mirando muito mais alto. Não se trata de decodificar a comunicação de uma única espécie, mas de todas as espécies. “Somos agnósticos quanto à espécie”, disse Aza Raskin, cofundador da ESP. “As ferramentas que desenvolvemos podem funcionar em toda a biologia, de vermes a baleias.

Raskin, seus cofundadores e a equipe se inspiram nos recentes avanços no processamento de máquinas de linguagem natural. Raskin cita um trabalho que mostrou que o aprendizado de máquina pode ser traduzido entre vários idiomas, mesmo sem conhecimento prévio, como a intuição motivadora do ESP.

E são algoritmos que representam geometricamente palavras ou componentes de palavras em múltiplas dimensões formam a base desses sucessos. A distância e a direção para outras palavras no espaço, portanto, representam relações semânticas rudimentares de palavras individuais entre si.

Tecnologia será suficiente para entendermos de vez os animais?

A pergunta que fica é a inteligência artificial sozinha será suficiente para permitir a comunicação com outras espécies? Raskin acredita que a IA pelo menos nos aproximará um grande passo. Muitas espécies se comunicam de maneiras muito mais complexas do que se pensava anteriormente. A IA poderia ajudar a coletar dados suficientes e analisá-los em larga escala, disse ele. Eventualmente, poderemos tirar nossos óculos humanos e entender sistemas de comunicação inteiros, disse Raskin.