Carnaval 2023: Confira Escola de Samba vencedora de SP

Comemoração dos integrantes da Mocidade Alegre (Imagem: Reprodução)

Depois de passar por uma apuração cheia de critérios, a Escola de Samba Mocidade Alegre obteve o êxito de ser a Agremiação vencedora do Carnaval 2023 no Grupo Especial de São Paulo, recebendo assim, o 11ª título com a história do primeiro Samurai Negro.

A escola de samba anunciou o enredo para o carnaval 2023: “Yasuke” é o tema do desfile e que foi desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Silveira, estreante na escola. A Presidente da Agremiação fez seus agradecimentos:

“Eu queria agradecer muito por esse presente para minha, para sua e para nossa Mocidade Alegre. Muito obrigado, Jorge, de coração. Quando a coisa já nos emociona, vendo tudo isso, porque eu já ouvi, acabo me emocionando novamente. Sensacional. Estou muito feliz, espero que todos vocês tenham gostado, bora trabalhar em prol do carnaval 2023 firmes no propósito, porque vocês já sabem. A vitória vem da luta, a luta vem da força e a força da união. Juntos, a gente vai fazer esse diferencial e conta com cada um de vocês”.

Jorge Silveira comentou sobre sua criação sobre o samba-enredo:

“Japão e África são duas culturas de riqueza ancestral imensa. São culturas que carregam por si só, sabedoria. Foram construídas ao longo do tempo baseadas na sabedoria. Todas as duas cultuas tem uma riqueza estética incrível. Se expressam fortemente através da plasticidade. Então, para carnaval isso é um prato cheio e a gente vai buscar explorar o máximo possível. Acho que é a primeira vez que a gente vai ver na passarela a junção desses dois universos pensados esteticamente no mesmo carnaval. Acho que esse é o desafio da Mocidade Alegre e a gente chama pro peito, pra responsabilidade e vamos fazer, se Deus quiser, uma grande trajetória”.

A Escola Mancha Verde ocupou o 2º lugar, e a Império de Casa Verde, o terceiro. Já as Escolas Unidos de Vila Maria e Estrela do Terceiro Milênio foram rebaixadas do Grupo Especial para o Grupo de Acesso. Confira a pontuação deste ano:

Classificação das Escolas de Samba SP 2023 (Imagem: Reprodução)

Estonteante com a vitória da Escola, a Presidente da Mocidade, Solange Cruz afirmou que a vitória vem da luta, a luta vem da força e a força, da união, e agradeceu a todos que fizeram parte dessa vitória:

“Não tenho nem palavras. Sabem que falo pra caramba, mas hoje não tenho palavras, somente gratidão a cada um de vocês que se doaram. Chegaram campeões e saíram campeões. Três anos batendo na grade, mas neste ano deu certo. A vitória vem da luta, a luta vem da força e a força, da união.”

Com essa conquista, a Mocidade fica ao lado de Nenê de Vila Matilde, se tornando a segunda escola com mais vitórias ao longo da história do carnaval paulista, ficando atrás apenas da Vai-Vai. No ano de 2020, a Agremiação ficou em 3º lugar, em 2022, em 2º lugar.

Em decorrência da Pandemia causada pela Covid-19, no ano de 2021 não houve Desfile no Estado de São Paulo. A campeã foi a quarta escola a brilhar no Sambódromo no último sábado (18), com samba-enredo de um imigrante africano que se tornou um Samurai respeitado no Japão, Yasuke.