Carnaval 2022: Grande Rio vence no Rio de Janeiro com desfile sobre Exu

Depois de impactar todo o Brasil com sua homenagem ao orixá Exu na avenida, a Acadêmicos do Grande Rio se tornou a grande vencedora do Carnaval 2022 do Rio de Janeiro. Esta foi a primeira vez que a escola de samba levou o título carioca.

Exu foi o homenageado da Grande Rio no Carnaval 2022 (Reprodução)
Exu foi o homenageado da Grande Rio no Carnaval 2022 do Rio de Janeiro (Reprodução)

Na tarde desta terça-feira (26), a apuração das notas foi tomada por muita emoção por todos que estavam acompanhando atentamente. Aclamada pelos jurados, a escola de Duque de Caxias voltou para casa com 269,9 pontos e o troféu.

Com enredo para desmitificar a imagem do orixá da comunicação e fazendo críticas a intolerância religiosa, a agremiação impressionou a Marques de Sapucaí com sua energia e com o visual exuberante assinado pela dupla de carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora.

Leia também: Rock In Rio 2022: quais artistas do festival também tocam em outras cidades?

Feliz com o resultado, Gabriel celebrou com muita euforia e garantiu que o título foi um presente da entidade africana. “E parece que estava tudo escrito. Com o enredo agora sobre Exu, contra a intolerância religiosa, a Grande Rio é campeã. Nota dez”, disse o carnavalesco para o G1.

Em sua rede social, Paolla Oliveira, rainha de bateria da Grande Rio, também comemorou com muita fé. A famosa também fez questão de agradecer o orixá: “Laroyê, Exu!!!Viva, @granderio. Que felicidade fazer parte desse momento! Campeã do Carnaval 2022”.

Repercussão positiva

Nas redes sociais a vitória da Grande Rio no Carnaval 2022 rendeu diversas homenagens e celebrações. Muitos destacaram o quanto ficaram impactados com o samba enredo da escola e com todo o espetáculo que aconteceu na Marques de Sapucaí.

“Exu é o primeiro que come. O primeiro título da Grande Rio. Caxias, terra de macumba. Faz sentido. Exu estava esperando”, reagiu uma pessoa no Twitter.

“Exú, senhor da comunicação, do mercado, o 1º a ser reverenciado. A narrativa da Grande Rio ñ foi só para escurecer que Exú ñ é demônio, a narrativa é sobre Estamira, uma mulher que vive no lixão, tem esquizofrenia e conversa com Exú. Exú é palavra, escutem essa num ano eleitoral”, disse a influenciadora Preta Ijimú.