Campeã do MasterChef defende Brunna Gonçalves por carne crua

Isa Scherer
Isa Scherer defende Brunna Gonçalves por carne crua. Foto: Reprodução/ Instagram

Campeã do MasterChef defende Brunna Gonçalves por carne crua

Nesta sexta-feira (09), o nome da ex-participante do BBB, Brunna Gonçalves tomou conta das redes sociais após ela revelar paixão por ingestão de carne crua. A prática, não recomendada por especialistas, dividiu opiniões dos usuários. Por meio do Twitter, a campeã do MasterChef Amadores 2021, Isa Scherer, saiu em defesa da companheira de Ludmilla.

Em resposta a uma publicação que elenca possíveis doenças decorrentes da ingestão de carne crua e falar sobre o fato de estar sem cocção, reagiu: “Vai falar isso de todo restaurante japonês? de Steak Tartare? ovo com gema mole? de qualquer salada sem saber como foi higienizada? gelo de festa?”, questionou.

Na sequência, complementou sobre outras práticas que acarretam reações similares: “outras práticas que causam infecção urinária: sexo sem lavar as partes intimas dps, segurar xixi…”. disse ainda sobre o assunto.

Veja o que Brunna Gonçalves e Ludmilla falaram sobre a ingestão de carne crua

Nos vídeos em que aparecem ingerindo carne crua, Brunna Gonçalves inicialmente revelou paixão pelo alimento. Por meio do Instagram, ela contou sobre a preparação e indagou aos fãs se mais alguém possui a vontade de se alimentar.

Com os inúmeros vídeos virais ao redor da internet, Brunna reagiu com bom humor sobre a ‘gastação’ gerada, embora alerta de alguns outros admiradores. Ao oferecer para Ludmilla, a dançarina confirmou que a companheira aprovou o prato. “Parece carpaccio”, – prato feito a partir de carne cortada em fatias finas – disse a artista do hit ‘Maldivas’. 

Quais as possíveis doenças causadas por ingestão de carne crua?

Embora a prática de comer carne crua não seja recomendada por especialistas, ela está presente em pratos como o Steak Tartar –  prato de carne de vaca crua e picada, misturada com vários condimentos e servida com uma gema de ovo crua. Além disso, a comida japonesa também entrou na polêmica devido ao fato da não cocção.

Em participação no programa Bem-Estar, da Globo, o doutor Caio Rosenthal explicou alguns dos riscos dos alimentos crus. Os principais riscos são as contaminações por microorganismos, como enterobactérias , vírus e protozoários. 

Na carne bovina e de porco, por exemplo, podem ser encontrados salmonela, a shigella e escherichia-coli.  Já no salmão podemos encontrar listeria ou o parasita Diphyllobothrium latum.

Contudo, as doenças estão atreladas ao trato dos alimentos. Desde o abate do animal, até mesmo nas indústrias, comercialização, armazenamento e etapa final de sua preparação podem ocorrer as contaminações, alerta.