Caixa libera novo saque do FGTS; confira quem pode receber

Caixa liberou saque do FGTS para trabalhadores de cidades atingidas por catástrofes naturais (Foto: Divulgação)
Caixa liberou saque do FGTS para trabalhadores de cidades atingidas por catástrofes naturais (Foto: Divulgação)

A Caixa Econômica Federal liberou um novo saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). A nova liberação, no entanto, acontece apenas para um grupo de pessoas e cerca de 80 mil trabalhadores devem ter acesso ao recurso.

O banco autorizou que um grupo de trabalhadores tenha acesso ao dinheiro na modalidade calamidade. Porém, essa opção de saque é oferecida somente para pessoas que moram em cidades atingidas por catástrofes naturais e que tem saldo positivo na conta do fundo de garantia.

Para isso, a pessoa precisa residir no município que decretou estado de calamidade pública. Além disso, o cidadão não pode ter sacado o FGTS nessa mesma modalidade nos últimos doze meses. A liberação do valor visa a ajudar o trabalhador no momento de necessidade, seja para reconstruir sua casa, comprar bens destruídos ou até mesmo pagar um aluguel temporário.

Caso se encaixe nos requisitos, o trabalhador tem direito ao saque do FGTS, que é autorizado em algumas situações, como no estado de calamidade. Mas o beneficiário do recurso não poderá retirar qualquer quantia. No caso do saque calamidade, o valor máximo do saque é de R$ 6.220.

Mas os cerca de 80 mil trabalhadores que se encaixam nessas regras têm que ficar de olho. Isso porque, há um prazo limite para a solicitação do saque. A Caixa Econômica Federal atualiza todas as sextas-feiras a lista de cidades com a liberação do benefício.

Como solicitar o novo saque do FGTS

Quem tem direito pode solicitar de maneira presencial ou online. Caso o cidadão optar por fazer pela internet, deve seguir o seguinte passo a passo: acessar o APP FGTS e clicar na opção Meus Saques> ​escolher a opção Outras Situações de Saques> ​selecionar o motivo do Saque Calamidade Pública> selecionar o município e ​clicar em​ Continuar> escolher a opção para receber seu FGTS​: crédito em conta bancária de qualquer instituição ou sacar presencialmente> fazer upload dos documentos pedidos> confirmar.

Após a solicitação, a Caixa vai analisar o pedido e depositará o valor na conta, caso esteja tudo certo.