Caixa libera lote extra do PIS; saiba quem pode receber

PIS/PASEP dará renda extra para trabalhadores
PIS tem lote extra liberado pela Caixa (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Caixa libera lote extra do PIS; saiba quem pode receber

A Caixa anunciou a liberação de um lote extra do PIS, o Programa de Integração Social. Isso porque, após uma revisão, o Ministério do Trabalho identificou alguns trabalhadores, que vão receber a quantia no dia 17 de abril. Serão pagas um total de 4,1 milhões de parcelas, totalizando o valor de R$ 4 bilhões.

Nesse lote extra, estão incluídos trabalhadores nascidos nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril. Isso vale para as pessoas que não receberam o valor do Abono Salarial no primeiro e segundo lotes por causa de alguma divergência no sistema do Ministério do Trabalho, que foi posteriormente identificada.

As informações sobre o pagamento para os nascidos em maio e junho, assim como para os trabalhadores incluídos no lote extra, já estão disponíveis para consulta. Isso pode ser feto por meio dos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem, além do Portal Cidadão. Os valores de pagamento para cada trabalhador varia de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base, que neste caso é 2021.

Regras para receber o PIS/PASEP

Os trabalhadores que vão receber o PIS/PASEP são os que têm direito ao abono salarial no ano de referência. Neste caso, o ano de 2021. No entanto, para isso, é necessário estar dentro das regras estabelecidas e o trabalhador precisa ficar atento para preencher todos os critérios.

Para receber o benefício, o cidadão precisa preencher os seguintes requisitos: inscrição nos programas do PIS/PASEP há, no mínimo, cinco anos; trabalho com carteira assinada por, pelo menos, trinta dias consecutivos ou não; ter recebido o equivalente a até dois salários mínimos; dados trabalhistas atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Documentos necessários para o saque

O trabalhador pode efetuar o saque do PIS/PASEP com o Cartão Cidadão. Caso não tenha o cartão, o beneficiário pode fazer a retirada da quantia apresentando um documento oficial. São aceitos: Carteira de Identidade; CTPS modelo informatizado; Carteira Nacional de Habilitação (modelo novo); Identidade Militar; Carteira de Identidade de Estrangeiros; Passaporte (com emissão no Brasil ou no Exterior); Carteira Funcional reconhecida por Decreto.