Caetano Veloso anuncia data de lançamento de novo álbum

Depois de quase 10 anos sem lançar um disco de inéditas, o cantor e compositor Caetano Veloso anunciou a data de lançamento do seu próximo trabalho. Intitulado “Meu Coco”, o disco chega em todas as plataformas de streaming no próximo dia 21 de outubro.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade
Caetano Veloso Anjos Tronchos
Caetano Veloso lança “Meu Coco”, primeiro álbum de inéditas em quase 10 anos (Foto: Fernando Young / Divulgação)

O disco traz 12 faixas nunca gravadas pelo artista, mas com algumas já conhecidas em outras vozes, como “Pardo”, que ele compôs para a cantora paulistana Céu; “Autoacalanto”, uma homenagem ao neto Benjamin; e “Noite de Cristal”, gravada originalmente por sua irmã Maria Bethânia no disco “Maria” (1988).

publicidade

No final de setembro, Caetano Veloso antecipou um single que faz parte do “Meu Coco”. A canção “Anjos Tronchos” chama atenção pelo pessimismo em relação ao modo de vida atual, dominado pelas redes sociais e os algoritmos.

Contudo, nem tudo é pessimismo para o compositor. Em entrevista ao podcast A Malu tá ON, Caetano refletiu sobre a canção.

“Não faltam razões para que a gente esteja amargo. Acho que essa canção tem um tom sombrio, mas não deixa de observar aspectos luminosos que vieram com essa revolução tecnológica. Aparecem ali poemas como jamais, pensando nos poetas concretos, principalmente Augusto de Campos, e coisas com desenvolvimento dos computadores. E no fim, no último verso, tem o caso da Billie Eilish. Ela já cresceu com a mente dentro desse mundo desenvolvido da tecnologia digital e tem um tipo de criatividade ligada a isso, que é luminosa e bela. Então há coisas também positivas. Mas a base da canção é sombria”, afirmou.

publicidade

Nesses anos entre “Abraçaço”, último lançamento de inéditas de Caetano em 2012, e o seu novo álbum, o contexto do mercado da música mudou profundamente. O projeto anterior saiu em formato físico, sem singles que antecederam o disco e ainda rendeu uma turnê e um CD e DVD Ao Vivo da turnê.

Agora, para “Meu Coco”, Caetano Veloso tem uma parceria com a Sony Music para o lançamento. As novas ações estratégicas para lançamento do projeto parecem tirar um pouco a paciência do veterano. Ainda na entrevista para o podcast, ele afirmou:

publicidade

“Eu fiz o disco sem saber de nada disso, sem pensar nem saber como é que ia ser lançado. Depois, quando fez a combinação de a Sony lançar, ela tem as estratégias dela com as plataformas de streaming. E aí eu fiquei um pouco impaciente. Eu dizia: ‘minhas músicas estão prontas, eu quero que as pessoas ouçam’. Chegou um dia que até ameacei, ‘Eu vou vazar, eu vou vazar!’. E terminei topando fazer o lançamento dentro da maneira que eles fazem”, disse.

De fato, o vazamento não aconteceu e teremos que esperar até o dia 21 de outubro para ouvir “Meu Coco” de Caetano Veloso.

O que você achou? Siga @mixmebrasil no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Marcelo Argôlo

Marcelo Argôlo é jornalista e pesquisador musical. Autor do livro Pop Negro SSA: cenas musicais, cultura pop e negritude, atua no mercado de comunicação e jornalismo musical desde 2012. Nesse período, teve passagens por redações, agências e assessorias. Atualmente se dedica ao Mix Me e a projetos de produção de conteúdo sobre música pop e negritude.

Veja mais ›
Fechar