Brasileira filma momento em que sofre xenofobia em Portugal

brasileira-filma-momento-em-que-sofre-xenofobia-em-portugal
Confronto de nacionalidades: Brasileira sofre xenofobia em aeroporto português; vídeo capta ofensas e a defesa da ‘portuguesidade’.(Foto: Reprodução/Internet)

Uma brasileira de 35 anos, optando pelo anonimato, foi alvo de xenofobia em Portugal. Conforme captado em vídeo no aeroporto da cidade do Porto, uma mulher portuguesa, alegando ser “portuguesa de raça“, ordenou que a brasileira retornasse à sua terra natal.

Inesperadamente, durante a ocorrência, a agressora permitiu que a vítima a filmasse e divulgasse as imagens na internet. Outra pessoa tentava contê-la, mas, mesmo assim, ela persistiu em proferir insultos.

A portuguesa vociferou

Especificamente, a portuguesa vociferou: ‘Sua porca. Vá para a sua terra, sua porca. Eu sou portuguesa de raça. Você que é brasileira, que vá para a sua terra. Estão invadindo Portugal, essa raça de filha da p***‘”, conforme relata o vídeo.

A brasileira, atingida pelos comentários xenofóbicos, detalhou ao jornal Gazeta Bragantina que o incidente se iniciou após uma mala, pertencente a uma amiga da agressora, cair em seu pé enquanto aguardava seu voo para Barcelona. Ao expressar dor, foi prontamente repreendida pela portuguesa que disse: “Doeu? É problema seu”, desencadeando a série de ofensas e enfatizando que a brasileira não era bem-vinda em Portugal.

Compartilhou a brasileira

Mesmo com a chegada de um segurança do aeroporto, a ofensiva xenofóbica não cessou.

A vítima, que detém cidadania italiana, residiu na Europa por 7 anos e 3 meses. Essa foi a primeira vez que enfrentou tal situação de discriminação.

Viajo pela Europa há anos e nunca passei por nada parecido“, compartilhou a brasileira, acrescentando seu intento de regressar a Barcelona por compromissos profissionais. Ela manifestou o desejo de tomar providências para evitar futuras recorrências, não só para si, mas em defesa de todos os brasileiros que habitam e trabalham no continente.

As ações que ela pretende empreender contra o ato xenofóbico não foram especificadas. Até o momento, a identidade da portuguesa responsável pelos xingamentos não foi revelada.

VEJA: