Brasil confirma o primeiro amistoso de 2023

Raphinha, Vini Jr, Paquetá e Neymar comemorando gol
Raphinha, Vini Jr, Paquetá e Neymar comemorando gol (Foto: EFE)

Ainda sem um treinador definido, a seleção brasileira já conhece quem será o seu primeiro adversário após a Copa do Mundo. A Copa do Mundo no Catar não terminou como os brasileiros estavam esperando, a derrota nas quartas de final para a Croácia nos pênaltis ainda dói no coração de muita gente

Mas como a vida não pode parar, o fim da Copa do Mundo também decretou o fim da passagem de Tite como o treinador da seleção, Apesar de não ter conquistado o título da Copa do Mundo nas duas edições em que participou (2018 e 2022), os números do treinador no comando do Brasil foram muito bons:

– 81 jogos

– 60 vitórias

– 15 empates

– 06 derrotas

– 174 gols marcados (média de 2,1 por jogo)

– 30 gols sofridos (média de 0,3 por jogo)

– 80,2% de aproveitamento 

Apesar dos bons números, o fato de não ter conquistado a Copa pesou no julgamento de muitas pessoas, que o consideravam pouco confiável para o cargo

Olhando para frente

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ainda não definiu quem será o novo treinador da seleção. No fim de 2022, Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, havia prometido que o novo comandante seria definido ainda no primeiro mês de 2023, mas já estamos em Fevereiro e ninguém foi escolhido. No último comunicado, o Presidente garantiu que a escolha do novo treinador será feita até o meio do ano.

Em reunião na última terça-feira (14), foi definido que Ramon Menezes será o treinador interino da seleção principal até a definição do novo comandante. Ramon foi o comandante da seleção sub-20 na conquista do título do Sul-Americano no começo de 2023. 

Apesar de ainda não ser o treinador oficial, Ramon ganhou elogios do presidente da entidade: “O Ramon Menezes merece uma saudação especial. Ele é um treinador novo e de muito potencial. Queremos cada vez mais gente com novas e ousadas ideias nas Seleções. Ele trabalhou com excelência e conseguiu colocar o time jogando de forma moderna e com todas as características do nosso futebol”.

O primeiro desafio

Na tarde desta quarta-feira, foi anunciado que o primeiro jogo do Brasil em 2023 será um amistoso contra a seleção de Marrocos. A partida será realizada no Estádio Ibn Batouta, será a primeira partida da seleção brasileira em solo marroquino.

A partida ocorrerá no dia 25 de Março, durante a primeira DATA FIFA do ano, que é o período onde, geralmente, os campeonatos nacionais são paralisados para que as seleções possam jogar. Até o ano passado, o campeonato brasileiro seguia acontecendo mesmo durante as DATAS FIFAS, o que causava reclamação das equipes, já que deveriam ceder jogadores para suas seleções, sendo assim, correndo risco enfrentar jogos complicados sem algumas peças importantes. Em 2023, a CBF acatou o pedido das equipes e também vai parar o campeonato nacional durante o período de jogos das seleções.

Olho no adversário

Marrocos foi uma das maiores surpresas na Copa do Mundo de 2022, a seleção africana só parou na semifinal. Foi a primeira vez na história em que uma equipe do continente Africano terminou uma Copa do Mundo entre as quatro melhores equipes.

Na campanha histórica, Marrocos derrotou seleções poderosas como: Bélgica, Espanha e Portugal, de Cristiano Ronaldo. O mais impressionante, é que os marroquinos chegaram na semifinal da Copa do Mundo com apenas um gol sofrido (que curiosamente, foi marcado sem querer por um zagueiro de Marrocos).