Boicote ao Spotify: entenda o movimento de artistas contra a plataforma

Nos últimos dias, o Spotify vem sofrendo uma perda significativa de valor de mercado em decorrência do boicote de artistas contra a plataforma. O movimento é resultado de uma tentativa de pressionar o serviço de streaming a não permitir a veiculação de fake news sobre a COVID-19 nos podcasts produzidos.

Spotify
Boicote ao Spotify: entenda o movimento de artistas contra a plataforma (Foto: Jakub Porzyck/ Getty Images)

Toda a polêmica começou quando Neil Young, renomado cantor, soube de um movimento de pesquisadores e profissionais de saúde para pedir ao Spotify que retirasse do ar um episódio do programa de Joe Rogan, o “The Joe Rogan Expierience”, podcast mais bem avaliado da plataforma, que tem direitos exclusivos sobre ele.

A revolta dos cientistas se dava pelo fato de que, no dito episódio, o apresentador disseminava informações inverídicas sobre o coronavirus, estimulando o movimento antivacinação e entrevistando um imunologista que espalhou desinformação através de afirmações falsas.

Ao saber do fato, Neil Young revoltou-se contra o Spotify e afirmou que o serviço era um lar de desinformação, avisando que, se o episódio de Joe Rogan não fosse retirado do ar, ele tiraria suas músicas.

“Quero que vocês avisem o Spotify imediatamente HOJE que quero todas as minhas músicas fora da plataforma deles… Eles podem ter Rogan ou Young. Não os dois”, escreveu o artista, posicionando-se contra a desinformação espalhada pelo serviço.

Concretizando sua ameaça, Young retirou suas músicas da plataforma e agora vem recebendo apoio de outros artistas, que também cobram um posicionamento mais severo e coerente do Spotify, visto que a fake news propagada desestimula a vacinação e favorece a disseminação do vírus, aumentando a possibilidade de mortes e de novas ondas.

De acordo com a CNN, o streaming perdeu aproximadamente 15 bilhões de reais em valor de mercado até a última sexta-feira em decorrência da situação.

Na tentativa de reverter o ocorrido, o Spotify anunciou que acrescentará um aviso de conteúdo a qualquer podcast que fale sobre o tema da COVID-19, que direcionará os ouvintes para um hub com links confiáveis e fontes seguras a respeito do assunto.