BBB 23: Gabriel teria cometido injúria racial contra brother

Gabriel Tavares e Bruno Gaga (Imagem/Montagem: Reprodução)

O participante do Big Brother Brasil 2023, Gabriel Tavares, está sendo acusado de racismo pelos internautas devido a comentários que ele fez sobre a aparência de Bruno Nogueira, mais conhecido como Bruno Gaga. A equipe do atendente de farmácia se pronunciou sobre o caso.

Enquanto os participantes estavam na academia houve o seguinte diálogo: Em uma conversa entre os participantes na casa, Gabriel disse: “Passa a mão no cabelo do Bruno. Duro.” Enquanto Gabriel passava a mão em seu cabelo, Bruno respondeu: “É o gel, menino, que fica assim.” Gabriel comentou e riu: “Parece o carpete da grama ali.”

Larissa Santos ouviu o comentário do brother e contou para Amanda que, imediatamente, discordou da atitude do modelo. Essa não é a primeira e nem a última polêmica em que Flop está envolvido, o que tem motivado o aumento de votos para que ele saia nesse paredão.

Larissa contou para Amanda: “O Gabriel falou um negócio para o Gaga que eu fiquei tão… Ele falou assim… Teu cabelo… Ficou mexendo no cabelo do Gaga e falou: É duro que nem esse carpete aí da rua! Fiquei de…”, a médica respondeu: “Ah, não, velho! isso é pesado.’, Larissa concluiu: “Ele ficou sem graça, mas eu nem falei nada, eu peguei e saí”.

Injúria Racial

Confira o momento do comentário de Gabriel ‘Vidraceiro’:

As pessoas acusam Gabriel de ter cometido crime de racismo, mas é importante ressaltar que, mesmo que recentemente o Presidente Lula tenha equiparado para fins de penalidade, por intermédio da Lei 14.532/2023, o crime de injúria racial com o crime racismo, os dois crimes possuem características diferentes.

O racismo consiste na segregação de uma pessoa ou um grupo de pessoas em decorrência da sua cor de pele, é o ato de isolar, propositalmente, por razões de etnia, exemplo: quando uma pessoa entra em um restaurante, mas alega que não irá consumir nada no local, porque o gerente é negro.

Já a injúria racial, pode ser entendida como um xingamento feito por uma pessoa, com a finalidade de ofendê-la pelo seu tom de pele. Exemplos disso: chamar uma pessoa de macaco; falar que o cabelo crespo de uma pessoa negra parece uma vassoura, entre outros.

Compreendido os dois institutos, a atitude de Gabriel teria mais cabimento no crime de injúria racial, visto que ele ofendeu uma pessoa negra (Bruno), comparando o seu cabelo crespo com um carpete de grama, desclassificando-o como cabelo “duro”, um adjetivo negativo.

A equipe de Bruno Gaga se pronunciou sobre o episódio:

“Não é a primeira vez que Bruno é alvo de comentários maldosos por conta de sua aparência. Dessa vez o cometario faz parte de uma fala racista que infelizmente acontece com frequencia”.
Comparar o cabelo de Bruno a um carpete da casa do BBB23 não é uma “brincadeira”, preconceito não é entretenimento.”

“Nunca foi e jamais será “MIMIMI” informar a quem não tem acesso a movimentos contra qualquer tipo de preconceito que escolha usar comparações infelizes para se dirigir a alguém. Palavras são ditas e sentidas!”

Gordofobia/Injúria

Essa não foi a única ofensa dirigida ao brother, Tavares também  teria ofendido o colega de confinamento com um comentário gordofóbio, chamando-o de “Penélope Gordosa”, referência ao clássico Penélope Charmosa. Veja:

A gordofobia consiste no julgamento de uma pessoa, ao acreditar que um indivíduo é desprezível, inferior ou repugnante por ser gordo. Em uma pequena análise do possível crime, a fala de Gabriel se enquadraria como injúria, pois ele ofendeu a honra subjetiva de Gaga, quando o chamou de gordo na frente de várias pessoas.

Ressalta-se que a injúria tem como característica o ato de usar um adjetivo negativo com o objetivo de ofender outra pessoa. O vídeo precisa ser minimamente analisado para se chegar a alguma conclusão a respeito da conduta de Gabriel.