BBB 23 despenca no ibope e tem pior audiência da história

Tadeu Schmidt no comando do BBB 23: pior audiência da história (Foto: Reprodução/TV Globo)
Tadeu Schmidt no comando do BBB 23: pior audiência da história (Foto: Reprodução/TV Globo)

Sucesso comercial, o BBB 23 está indo mal na audiência e já amarga o pior ibope da história do reality show. Desde que estreou na Globo, há 21 anos, esse é menor desempenho do formato, que nos últimos anos tinha voltado a se destacar.

Até o momento, o programa comandado por Tadeu Schmidt tem média parcial de apenas 18,3 pontos na Grande São Paulo. É o suficiente para o BBB 23 se manter na liderança isolada de audiência, mas bem longe do alcançado por edições recentes. E nem se pode culpar o fraco desempenho da novela Travessia, já que o programa derruba os índices em cerca de dez pontos.

Essa é a pior audiência do Big Brother Brasil desde que entrou no ar, em 2002. Até então, o pior ibope havia sido em 2019, quando a atração fechou a temporada com 20,0 pontos de média geral. O desempenho ruim, inclusive, foi determinante para Boninho mexer no formato, com a entrada de famosos no ano seguinte.

A edição 2020 do BBB, a primeira com a divisão de pipoca e camarote entre os participantes, conquistou 25,3 pontos de média. No entanto, as restrições causadas pela pandemia de covid-19, que trancou todo mundo em casa, também ajudaram a aumentar os números.

O mesmo aconteceu com a temporada 2021, quando o Big Brother Brasil viveu seu auge mais recente. Naquela ocasião, também beneficiada por ter mais gente em casa, o reality chegou a marcar 38 pontos com a eliminação da polêmica Karol Conká. A temporada registrou média de 28,1 pontos, a maior dos últimos anos.

Em 2022, com a vida quase voltando ao normal, o programa foi perdendo público ao longo da temporada, mas ainda conseguiu um bom desempenho e teve 22,9 pontos de média geral.

BBB 23: audiência em baixa, faturamento em alta

No caso do BBB 23, mesmo com a baixa audiência, a atração está rendendo muito para a Globo. Embarcando no sucesso das últimas edições, o programa conseguiu faturar R$ 1 bilhão antes mesmo da estreia.

Recentemente, mesmo com os baixos índices de ibope, o reality show colocou mais uma quantia milionária nos cofres da Globo. A emissora acertou um novo patrocínio para o programa no valor de R$ 80 milhões.