BBB 23: Conselho Regional de Enfermagem rebate fala de Nicácio

Médico Fred Nicácio – BBB23 (Imagem: Instagram)

Em uma nota o Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (Coren-SP), rebateu na última quarta-feira (18), a declaração feita pelo médico e fisioterapeuta Fred Nicácio, na qual ele citou uma profissional da enfermagem.

No período da tarde, Nicácio e outros brothers estavam conversando na piscina, nessa oportunidade o médico relatou uma experiência que ele acreditou ser racista e que ele teria passado antes mesmo de se formar:

“Eu vi um médico entubando e eu falei assim: ‘eu queria fazer isso aí’. Uma enfermeira branca olhou para mim e disse: ‘sai pra lá, menino, isso é só para médico. Sete anos depois voltei e ela era minha enfermeira” – contou.

Ele terminou sua fala dizendo: “É, tô aqui, doutor Fred Nicácio, e aí? Agora eu vou entubar e você vai me ajudar. Porque a gente trata racista assim, expondo, porque quem criou o constrangimento que lide com ele”, finalizou.

As declarações do fisioterapeuta geraram tanta repercussão que a Coren-SP se posicionou a respeito e emitiu uma nota em suas redes sociais em repúdio às declarações de Fred, veja: “A enfermagem, não raro, é vítima de comparações que a subalternizam mesmo depois de toda sua atuação ser amplamente divulgada nos últimos anos, devido à sua essencial atuação frente à pandemia da Covid-19. Portanto, o Coren-SP condena qualquer fala ou atitude que vincule a enfermagem a uma inferioridade frente a demais profissões”

 

Cézar Black

Cézar Black se emociona ao rebater fala de Fred Nicácio (Imagem/Reprodução: gshow)

O enfermeiro Cézar Black integrante do grupo Pipoca se sentiu incomodado com a declaração do brother e chorou em uma conversa com Domitila Barros, onde afirmou que se sentiu ofendido com o comentário sobre a sua profissão:

“Para a gente, é super ofensivo isso, para nossa classe. É uma coisa que a gente briga todos os dias. Gente, você nasce hoje, o médico tirou da barriga da sua mãe, ele entrega para a gente. A enfermagem vai estar no dia que você nasce e no dia que você morrer. Quem prepara o seu corpo é a enfermagem. Nossa classe não tem reconhecimento”

Nas redes sociais as opiniões se dividiram a favor e contra o médico. Alguns disseram que interpretaram o comentário de Fred como uma aversão à atitude racista que a enfermeira teve com ele, já outros tiveram a mesma visão que Cezár, em razão de Nicácio chamar a profissional de “minha enfermeira.”