Últimas Notícias

Apple é acusada de restringir propositalmente vida útil de iPhone e mais aparelhos

Apple está em investigação por restringir os aparelhos da empresa (Foto: Apple / Divulgação)

Apple é acusada de restringir propositalmente vida útil de iPhone e mais aparelhos

A Apple está enfrentando uma nova investigação de reguladores na França sobre suposta obsolescência de produto. Conforme relatado pela agência de notícias AFP News e confirmado pela Reuters, a investigação começou em dezembro de 2022 e está relacionada à prática da Apple de vincular os números de série de peças de reparo ao número de série de iPhones, iPads e Macs.

De acordo com a agência de notícias, a investigação foi iniciada após uma reclamação pela instituição  Halte à l’Obsolescence Programmée (HOP). Em sua reclamação, a associação visa a política de reparo serializado da Apple, dizendo que a empresa está “associando os números de série das peças de reposição aos de um smartphone”.

Em uma declaração à Reuters, um porta-voz do procurador de Paris na França confirmou a investigação judicial e confirmou que a investigação foi motivada por uma reclamação da associação HOP. “Após uma denúncia, uma investigação foi aberta em dezembro de 2022 sobre práticas de marketing enganosas e obsolescência programada”, disse o promotor.

Problemas com a restrição

A HOP destacou seus problemas com a prática de serialização de peças de reparo, que vai acabar dificultando reparos que não sejam diretos na empresa: “Esta nova reclamação visa uma prática cada vez mais difundida [pela Apple]: a serialização (também conhecida como “emparelhamento”), que consiste em associar os números de série dos componentes e periféricos de um produto ao do iPhone, nomeadamente, através de microchips. Esta prática afetou recentemente as partes mais frequentemente sujeitas a avarias (ecrãs, bateria, câmara…).

Exemplos

Ele permite que o fabricante limite as possibilidades de reparo, especialmente para reparadores não aprovados. Em muitos casos documentados na reclamação, são constatadas avarias nos casos em que o aparelho é reparado com uma peça, mesmo idêntica e original, não autorizada pelo software Apple. Eles também podem ser acionados durante uma atualização (como no caso recente de uma tela sensível ao toque consertada em um iPhone XR inutilizável após a atualização do iOS 16). Enquanto um simples retorno ao iOS15 corrige essa falha, a Apple não o autoriza, preferindo incriminar uma “tela não original da Apple que causa problema de toque”.

Últimas Notícias

  • Portugal

WiZink Rewards: Máximo de Recompensas, Mínimo de Esforço.

À medida que a economia se torna mais complexa e a gestão financeira mais exigente,…

2 meses ago
  • Espanha

Libera tu Potencial Financiero con la Tarjeta Mastercard Plazo.

En el contexto financiero actual, contar con soluciones de crédito flexibles y confiables es fundamental…

2 meses ago
  • Espanha

Préstamo Santander: Soluciones Financieras al Alcance de Todos.

Buscando soluciones financieras para materializar sueños o satisfacer necesidades, es esencial seleccionar un socio confiable…

2 meses ago
  • França

Carte HSBC: Ouvrez la Porte à une Finance Globale

La Carte HSBC est présentée comme une solution bancaire de choix, offerte par HSBC, un…

2 meses ago
  • Índia

Boost Your Financial Power: PaySense Loan Solutions.

Embarking on a journey toward financial empowerment with PaySense Loans opens doors to realizing your…

2 meses ago
  • Curiosidades

Carta di credito UniCredit: vantaggi e applicazione

Immagina di poter goderti il ​​meglio dell'Italia e del mondo con sorprendente semplicità e vantaggi…

2 meses ago