A Apple está enfrentando uma nova investigação de reguladores na França sobre suposta obsolescência de produto. Conforme relatado pela agência de notícias AFP News e confirmado pela Reuters, a investigação começou em dezembro de 2022 e está relacionada à prática da Apple de vincular os números de série de peças de reparo ao número de série de iPhones, iPads e Macs.
De acordo com a agência de notícias, a investigação foi iniciada após uma reclamação pela instituição Halte à l’Obsolescence Programmée (HOP). Em sua reclamação, a associação visa a política de reparo serializado da Apple, dizendo que a empresa está “associando os números de série das peças de reposição aos de um smartphone”.
Em uma declaração à Reuters, um porta-voz do procurador de Paris na França confirmou a investigação judicial e confirmou que a investigação foi motivada por uma reclamação da associação HOP. “Após uma denúncia, uma investigação foi aberta em dezembro de 2022 sobre práticas de marketing enganosas e obsolescência programada”, disse o promotor.
A HOP destacou seus problemas com a prática de serialização de peças de reparo, que vai acabar dificultando reparos que não sejam diretos na empresa: “Esta nova reclamação visa uma prática cada vez mais difundida [pela Apple]: a serialização (também conhecida como “emparelhamento”), que consiste em associar os números de série dos componentes e periféricos de um produto ao do iPhone, nomeadamente, através de microchips. Esta prática afetou recentemente as partes mais frequentemente sujeitas a avarias (ecrãs, bateria, câmara…).
Ele permite que o fabricante limite as possibilidades de reparo, especialmente para reparadores não aprovados. Em muitos casos documentados na reclamação, são constatadas avarias nos casos em que o aparelho é reparado com uma peça, mesmo idêntica e original, não autorizada pelo software Apple. Eles também podem ser acionados durante uma atualização (como no caso recente de uma tela sensível ao toque consertada em um iPhone XR inutilizável após a atualização do iOS 16). Enquanto um simples retorno ao iOS15 corrige essa falha, a Apple não o autoriza, preferindo incriminar uma “tela não original da Apple que causa problema de toque”.
Jornalista paulistano formado pela FAAM e especialista em música, com passagens em veículos como Terra, Revista QUEM, Marie Claire e Casa Vogue. Atualmente, além do Mix Me, também escrevo para a Vogue Brasil. Você também pode encontrar minhas músicas no Spotify.
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