Após Pantanal, Marcos Palmeira fala sobre Renascer

Marcos Palmeira
Após Pantanal, Marcos Palmeira abre o jogo sobe atuar em Renascer (Foto: Reprodução)

Marcos Palmeira compartilhou uma experiência que se assemelha a uma espécie de profecia realizada. Esta previsão se concretizou quando ele foi escolhido para o papel principal de José Inocêncio no remake da novela “Renascer”. Ele disse: “Joguei aquilo para o universo.” Isso aconteceu logo após o estrondoso sucesso que obteve ao interpretar José Leôncio em “Pantanal” (2022).

Em uma entrevista ao Notícias da TV, ele revelou que sempre nutriu o desejo de dar vida a um fazendeiro criado por Benedito Ruy Barbosa, um dos grandes ícones da teledramaturgia brasileira. Palmeira descreveu como lançou esse desejo ao universo e agora contemplava o resultado dessa realização em sua carreira.

Saiba o local das gravações da novela Renascer

O ator, atualmente dedicado às gravações da próxima novela das nove da Globo, prevista para estrear em 22 de janeiro, expressou sua emoção ao retornar a Ilhéus, no litoral da Bahia, após trinta anos desde que interpretou João Pedro na versão original de “Renascer”.

Ele recordou um momento marcante durante as filmagens do remake, quando questionou o diretor Luiz Fernando Carvalho sobre a possibilidade de interpretar um coronel em uma das novelas de Benedito Ruy Barbosa aos 60 anos. Palmeira disse: “Lembro-me como se fosse hoje. Numa das gravações de Renascer, virei para o diretor Luiz Fernando Carvalho e falei: ‘Será que quando eu tiver 60 anos vou fazer um coronel numa das novelas de Benedito Ruy Barbosa?'”. Ele continuou, “Ficava olhando Antonio Fagundes, José Wilker [1944-2014], Raul Cortez [1932-2006] e Tarcisão [Meira] interpretando grandes fazendeiros… E eu tinha o desejo de fazer o mesmo.”

O ator acrescentou: “Joguei aquilo para o universo, e agora fico aqui tentando entender como isso aconteceu na minha carreira. Sei lá! Acho que só Freud [1856-1939] saberia explicar um negócio desse. É quase como um processo terapêutico de reconhecer.”

Em “Pantanal” (1990) e “Renascer” (1993), ambas escritas por Benedito Ruy Barbosa, Marcos Palmeira interpretou um dos filhos dos protagonistas, desempenhando papéis importantes nas tramas. Ele comentou sobre a coincidência de ser escalado para o papel de coronel em ambas as adaptações, assumindo, de certa forma, o papel de pai dentro da história. Palmeira destacou que, apesar das semelhanças nos cenários rurais, os personagens eram distintos, o que tornava a experiência desafiadora e gratificante.

O ator reconheceu a necessidade de se desconectar do personagem de Zé Leôncio em “Pantanal” para mergulhar de forma plena no novo papel. Ele admitiu que, teoricamente, talvez não fosse a escolha ideal naquele momento, mas não conseguiu recusar a oportunidade de interpretar José Inocêncio em “Renascer”. Palmeira também mencionou a curiosa reputação de “galã rural” que adquiriu após suas atuações nas novelas de Benedito Ruy Barbosa, uma transformação notável em sua carreira.

Saiba quem é o autor do remake de Renascer

O remake de “Renascer”, que será conduzido por Bruno Luperi, neto de Benedito, deve manter a essência da trama original, mas também introduzir mudanças para atualizá-la aos tempos atuais. Bruno Luperi disse: “Comparada ao remake de Pantanal, a releitura de Renascer é muito mais calcada nessas transformações.” Ele continuou: “A teledramaturgia é um gênero que vem acumulando acervo. À medida que os anos passam, há cada vez mais histórias que podem ser reescritas. Acho que esse movimento será frequente, e não só com relação a novelas. O segredo para para encantar as pessoas é contar esses clássicos à luz de um novo tempo. Acaba sendo um trabalho um pouco inglório, porque minha função não é me tornar autor de Renascer, mas fazer um remake bom, ou seja, manter uma relação fiel e íntima com aquilo que foi a primeira versão, e também levando novas camadas e um traço de originalidade para a obra.”