Política

Após criticar imprensa no caso Vini Jr, Magno Malta pode ser investigado por racismo pelo STF

Senadores Magno Malta e Fabiano Contarato (Fotos: Agência Brasil)

Após criticar imprensa no caso Vini Jr, Magno Malta pode ser investigado por racismo pelo STF

O líder do PT no Senado, Fabiano Contarato (ES) apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma notícia-crime contra o senador Magno Malta (PL-ES) para que ele seja investigado pelas falas a respeito dos casos de racismo contra o jogador Vini Jr. na Espanha.

Em reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na terça-feira (23), Magno Malta criticou a repercussão dada ao caso pela imprensa, afirmou que os jogadores negros deveriam entrar com leitoas nos braços para ironizar os torcedores brancos e completou que não está vendo os defensores dos animais saírem em defesa dos macacos. Contarato, então, pediu a abertura do inquérito.

Fabiano Contarato critica atitude de Magno Malta

Contarato disse: “Como pai de duas crianças negras, não posso ignorar o que testemunhei hoje no Senado. por isso, acionei o Supremo Tribunal Federal para que instaurasse inquérito policial para investigar falas racistas do senador”. Ele ainda afirmou que “o Judiciário precisa demonstrar seu compromisso no combate ao racismo, punindo com maior rigor aqueles que, amparados pelo poder e proteção de seus cargos públicos, sentem-se à vontade para disseminar preconceito e discriminação impunemente para com o povo negro.” Em casos como esse, o STF envia a notícia-crime à Procuradoria Geral da República (PGR), que avalia se pede ou não a autorização para investigar um parlamentar com foro especial na Corte.

A fala de Magno Malta, apontada como racista

O senador bolsonarista Magno Malta criticou a repercussão na imprensa do caso Vinicius Júnior, alvo de ofensas racista no campeonato espanhol. Ele que foi chamado de “macaco” por torcedores do Valencia e voltou a sofrer preconceito racial no duelo do último domingo (21). Malta classificou a reação ao caso como “revitimização”. A fala do senador foi feita durante uma sessão da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nesta terça-feira (23).

As emissoras ficam com esse assunto desde ontem reveberberando, revitimizando ele, porque o assunto dá Ibope para eles ganharem mais patrocinadores”, diz Malta sobre o caso, antes de concluir. “É um assunto que eu não posso falar em público. Mas quando o cara é picado de cobra, quando ele corre para tomar injeção, a injeção foi feita de que? Então você só pode matar alguma coisa com o próprio veneno de alguma coisa. Então é o seguinte, cadê os defensores da causa animal que não defendem o macaco? O macaco está exposto.”

Magno Malta disse ainda que “se fosse um jogador negro entrava com uma leitoinha branca nos braços e eu ainda dava um beijo nela: ‘Olha como eu não tenho nada contra branco. Eu ainda como'”, disse o senador.

Últimas Notícias

  • Portugal

WiZink Rewards: Máximo de Recompensas, Mínimo de Esforço.

À medida que a economia se torna mais complexa e a gestão financeira mais exigente,…

3 semanas ago
  • Espanha

Libera tu Potencial Financiero con la Tarjeta Mastercard Plazo.

En el contexto financiero actual, contar con soluciones de crédito flexibles y confiables es fundamental…

3 semanas ago
  • Espanha

Préstamo Santander: Soluciones Financieras al Alcance de Todos.

Buscando soluciones financieras para materializar sueños o satisfacer necesidades, es esencial seleccionar un socio confiable…

3 semanas ago
  • França

Carte HSBC: Ouvrez la Porte à une Finance Globale

La Carte HSBC est présentée comme une solution bancaire de choix, offerte par HSBC, un…

3 semanas ago
  • Índia

Boost Your Financial Power: PaySense Loan Solutions.

Embarking on a journey toward financial empowerment with PaySense Loans opens doors to realizing your…

3 semanas ago
  • Curiosidades

Carta di credito UniCredit: vantaggi e applicazione

Immagina di poter goderti il ​​meglio dell'Italia e del mondo con sorprendente semplicità e vantaggi…

3 semanas ago