Após briga, cover de Marília Mendonça toma decisão drástica

apos-briga-cover-de-marilia-mendonca-toma-decisao-drastica
A cover Lorena Alexandre decide abandonar o título de “cover oficial”. (Foto: Reprodução/internet)

Lorena Alexandre, conhecida como a artista que se autodenominava cover oficial de Marília Mendonça (1995-2021), tomou a decisão de renunciar ao título após uma troca de farpas com Ruth Moreira e João Gustavo, mãe e irmão da cantora sertaneja, nas redes sociais. Na terça-feira (30), ela atualizou a biografia de seu perfil no Instagram, eliminando a menção de ser cover da famosa intérprete de “Leão“.

O nome de Lorena ganhou destaque no último fim de semana, devido a uma entrevista ao programa “Domingo Espetacular”, da Record, onde ela descreveu sua experiência como cover de Marília Mendonça. A matéria recebeu fortes críticas tanto do público quanto dos familiares da artista. Ruth chamou Alexandre deridícula”, enquanto João ironizou, dizendo que seria o cover de Caio Castro.

Críticas recebidas

Defendendo-se das críticas recebidas nas redes sociais, a então ex-cover de Marília Mendonça mostrou contratos de pagamentos do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), órgão encarregado pela coleta e distribuição dos direitos autorais no Brasil. Estes documentos comprovavam que os shows contratados por ela e pelos contratantes eram legalizados mediante o pagamento de taxas obrigatórias, que seriam destinadas aos compositores e à família da cantora por cada música executada.

Após ser ridicularizada por João Gustavo, Lorena Alexandre respondeu ao irmão de Marília Mendonça com firmeza. “Eu estarei aqui o tempo que você quiser pra falar. Ninguém é obrigado a gostar de cover, porém desde 2019 eu sou e tenho todos os direitos pagos. Então, se quiser conversar, estou à disposição, minha assessoria também e inclusive minha advogada”, ela declarou, mantendo sua posição diante da controvérsia.

Entenda briga entre família de Marília Mendonça

A controvérsia começou em 19 de janeiro, quando João Gustavo, irmão de Marília Mendonça, expressou seu descontentamento no X (antigo Twitter) sobre Lorena Alexandre promover-se como “cover oficial” da cantora. “Como que é ser cover oficial? Se cover é uma imitação”, questionou em sua publicação.

Logo após, Lorena notou o comentário e escolheu confrontar João Gustavo diretamente no Instagram. Ele, por sua vez, não hesitou em levar a discussão de volta às redes sociais: “Se você quiser saber o porquê de ser oficial, me chama aqui. Não fique insultando ódio na internet, é feio! As pessoas se inspiram em você…. Não fica passando vergonha na internet porque o que eu faço pela Marília você não faz nem metade“, argumentou Lorena em defesa de seu trabalho como cover, destacando que também realiza o pagamento de direitos autorais.

Continuando a troca, João Gustavo fez questão de tornar pública a ofensa e questionou: “Tu paga direitos autorais para quem?

No domingo (28 de janeiro), a polêmica foi intensificada com a transmissão de uma reportagem sobre o assunto no programa Domingo Espetacular, da Record TV. Durante a entrevista, Lorena reafirmou sua dedicação: “Eu vou cantar Marília Mendonça enquanto Deus me der saúde, enquanto Deus me der força“.

Dona Ruth, mãe de Marília, entrou na discussão com um comentário depreciativo: “Tem um monte de mulher que parece, menos essa kkkkk ridícula“.

A matéria do Domingo Espetacular também contou com a opinião de Ricardo Piragini, especialista em Propriedade Intelectual, que esclareceu a necessidade de autorização para o uso do termo “cover oficial“. “É necessário que esse artista, esse músico, que queira homenagear o famoso, obtenha a competente licença“.

Portanto, para Lorena utilizar o título de “cover oficial” de Marília Mendonça, seria imprescindível a autorização da própria cantora ou, dado seu falecimento, de sua família.

Veja também:

Siga-nos nas nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade em primeira mão!

Temos uma super novidade! Agora também lançamos um canal incrível no YouTube, recheado de entrevistas e bate-papos exclusivos para os nossos seguidores.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Quer ficar por dentro de tudo em primeira mão? Junte-se ao nosso canal do MixMe no WhatsApp e mergulhe no mundo do entretenimento 24 horas por dia! Participe e compartilhe as nossas notícias!