TELEVISÃO

Após apoio a Bolsonaro, Jovem Pan perde fortuna de anunciantes

Jovem Pan perde anunciantes por apoio a bolsonaro. (Foto: reprodução/JovemPam).

Nos últimos anos, a Jovem Pan ficou marcada pelo apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, por conta disso, agora o canal de notícias tem enfrentado um prejuízo de R$ 837.747,28 com a perda de dois contratos de anunciantes em um único mês. O veículo tem sido acusado de divulgar notícias falsas e incentivar golpistas.

Uma reportagem publicada pelo The Intercept Brasil, nesta segunda-feira (13), teve acesso a uma troca de emails entre executivos do Grupo Jovem Pan, feitas em janeiro deste ano, nos quais se discute a perda frequente de receitas em anúncios publicitários e fica clara a insatisfação dos diretores da empresa.

Os emails são parte de um processo que a emissora abriu no Tribunal de Justiça de São Paulo contra o movimento Sleeping Giants Brasil, que realiza uma campanha para que empresas privadas deixem de patrocinar veículos que propaguem fake news e discurso de ódio, a Jovem Pan é um dos principais alvos.

A campanha Desmonetiza Jovem Pan, pressiona os patrocinadores da emissora a cancelarem seus contratos. Duas montadoras de carros optaram por romper com o canal de notícias nos últimos meses.

Em um dos emails, uma supervisora de mídia que atende a conta da Toyota no Brasil pede a suspensão imediata das propagandas que já estavam contratadas para veiculação na Jovem Pan. Por conta da decisão, a emissora deixou de faturar R$ 109.113,28.

Na mensagem ainda é descrito que o motivo do cancelamento das peças publicitárias é O uma norma interna que proíbe a vinculação da marca a “qualquer veículo que esteja relacionado a escândalos, sejam eles de ordem políticas, discriminação, entre outros”.

No mesmo mês, uma outra montadora de carros, a chinesa Caoa Chery ,também rompeu um contrato publicitário. No e-mail anexado ao processo, a empresa não justifica a razão do cancelamento de quatro peças, que representariam R$ 728.634,00 aos cofres da Jovem Pan.

O Diretor jurídico da JP, Esper Chacur encaminhou o e-mail para os advogados da empresa. “Vejam o tamanho do dano. Fiquem à vontade para usarem estas informações”, escreveu o executivo.

Ainda segundo o The Intercept Brasil, o Tribunal de Justiça de São Paulo não acatou em primeira instância a liminar proposta pela Jovem Pan para barrar a campanha do Sleeping Giants Brasil. O canal de notícias chegou a entrar com um pedido de recurso pela suspensão imediata, mas novamente foi negado pela justiça.

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