Após acusar deputado de pedofilia e estupro, André Janones é condenado

André Janones é condenado pela justiça mineira por acusar Nikolas Ferreira de pedofilia
Deputados André Janones e Nikolas Ferreira (Montagem: Reprodução)

Após acusar deputado de pedofilia e estupro, André Janones é condenado

O Deputado Federal André Janones (Avante) vai ter que pagar uma indenização de R$ 5 mil ao também Deputado Federal Nikolas Ferreira (PL). A justiça considerou que Janones tem feito “ofensas reiteradas” ao deputado Nikolas, o que justifica a punição. A decisão foi publicada no dia 19 de abril e divulgada nas redes sociais por Nikolas nesta segunda-feira (24), nas redes sociais. Os dois parlamentares têm protagonizado grandes embates nas redes sociais. Nikolas é defensor do ex-presidente Jair Bolsonaro enquanto Janones faz a defesa do presidente Lula.

Apesar da decisão favorável, o deputado Nikolas disse que vai recorrer da decisão por considerar o valor de indenização muito baixo. O deputado lembrou uma decisão recente na qual foi condenado a pagar indenização para a deputada Duda Salabert (PDT) por transfobia. “Quando digo que a grama é verde, sou condenado em 80 mil. Quando Janones me acusa de estar envolvido com pedofilia e estupro, é condenado em 5 mil… irei recorrer pra que esse valor aumente e ele se retrate publicamente”, publicou o deputado nas redes sociais.

Acusações de André Janones

Na ocasião, Janones e Nikolas — ferrenhos adversários políticos em Minas Gerais — travavam um intenso bate-boca. O parlamentar bolsonaristas havia feito postagens questionando o fato de a inscrição de Janones, que é advogado, estar suspensa na OAB regional. “Tem um vereador pedófilo fazendo montagens com meu nome e questionando o porquê da minha OAB estar suspensa”, afirmou à época Janones, que apoiou o hoje presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra Jair Bolsonaro na disputa pelo Planalto.

O deputado chegou a ironizar a ação movida contra ele: “Nikolas Ferreira me processou por eu ter dito aqui que tem um vereador pedófilo me difamando. Detalhe: eu não citei nome, e tava me referindo a um cidadão que responde dezenas de denúncias por pedofilia! O que uma consciência pesada não faz, hein?”, disse.

André Janones se defende

Em sua defesa no processo judicial André Janones alegou que jamais citou Nikolas nominalmente em suas postagens, porém, a juíza Renata Sofia Martins Torres considerou que isso não impede a caracterização da ofensa. “Sem muito esforço, um cidadão comum seria capaz de relacionar o conteúdo das publicações do promovido com o autor”, afirmou a magistrada. Em resposta ao portal O Tempo, André afirmou que irá recorrer da decisão. “O tuíte pelo qual o Nikolas processou o Janones não o cita. O deputado Janones se referia a um vereador sabidamente acusado dos crimes de estupro, entre outros, e está preso. O deputado André Janones vai recorrer da decisão”, informou.