Afropunk anuncia 1ª edição de festival no Brasil; saiba os detalhes

O Afropunk anunciou a primeira edição do evento no Brasil. O festival vai acontecer no dia 27 de novembro, no espaço Marés, no Centro de Convenções de Salvador, e vai contar com transmissão ao vivo através do site oficial.

Apesar de ter confirmado a novidade, as atrações e horários ainda não foram revelados pela produção do evento. “Nossa missão é celebrar e impulsionar, hoje e sempre, a genialidade das expressões artísticas dos povos nascidos na diáspora africana e os nossos irmãos originários do lugar sagrado que hoje chamamos de Brasil”, comunicou o Afropunk Bahia, que aconteceria nos dias 28 e 29 de novembro de 2020, mas precisou ser adiado por conta da pandemia da Covid-19.

Afropunk
Evento Afropunk confirmou primeira edição em solo brasileiro (Imagem: Divulgação)

A escolha da Bahia para sediar a primeira edição do festival se deu por ser a cidade mais negra fora da África. Ao longo dos anos, desde sua estreia, em 2005, em Nova York, o Afropunk já passou por Atlanta, Paris, Londres e Joanesburgo.

A expectativa, segundo a organização, é receber em torno de 20 mil pessoas em cada um dos dois dias do evento. Em entrevista à Folha, o fundador Matthew Morgan revelou: “O Carnaval na Bahia me inspirou e mudou minha vida“.

Além do Afropunk, Salvador se prepara para retomada de eventos

A capital baiana, inclusive, vai voltar a receber grandes shows em breve. O Pida Music Festival será o primeiro grande evento a ser realizado na Arena Fonte Nova, em Salvador, marcando o retorno da agenda de shows e eventos não-esportivos em Salvador. O festival acontece entre os dias 03 e 19 de dezembro com grandes atrações nacionais e locais dos mais variados estilos em mais de 10 dias de festa.

“A realização do Pida Music Festival celebrará a retomada dos eventos na Arena em grande estilo, uma vez que mobiliza diversos setores produtivos como: hotelaria, bares e restaurantes, turismo, etc. O retorno dos eventos da Arena Fonte Nova representa um marco na retomada da economia da cidade”, afirma Alexandre Gonzaga, Diretor Comercial da Arena Fonte Nova em comunicado enviado à imprensa.

Além do Pida Music Festival, muitos outros eventos estão sendo programados para acontecer na Arena Fonte Nova e serão divulgados dentro em breve. “Nossa ideia é fazer uma espécie de aquecimento, durante o verão, até a chegada do Carnaval com o nosso Carnavalito”, disse Gonzaga. O Pida Music Festival abre a temporada de verão e irá oferecer ao público os mais diversos estilos musicais, em datas diferentes, para agradar a todas as tribos.

O público poderá escolher o estilo musical que mais gosta e curtir uma festa perfeita. A cada noite, uma ambientação temática, incluindo até variação na praça de alimentação. “Já temos confirmadas noites de Pop Rock, Reggae, Forró, Arrocha, Samba, Pagode, Trap e Gospel”, explica o idealizador do evento, Paulo Menezes.