Adele, Olivia Rodrigo e Taylor Swift crescem vendas com discos de vinil

A onda de vinil ganha cada vez mais força na retomada ao universo musical. O balanço do mercado em 2021 foi bastante elevado e rendeu milhões de reais. De acordo com a revista especializada no assunto Hits Daily Double, Adele, Olivia Rodrigo e Taylor Swifit foram as cantoras que obtiveram maior número de vendas no formato vinil nos Estados Unidos.

vinil
Adele, Olivia Rodrigo e Taylor Swift crescem vendas com discos de vinil

A pesquisa foi feita em relação aos últimos 12 meses em território americano.  Em primeiro lugar está Adele, com mais de 319 mil cópias do seu último fruto: “30”. O álbum conseguiu médias surpreendentemente, com o balanço de 53 mil vendas para cada seis semanas desde do lançamento.

A novata Olivia Rodrigo chega na sequência, ocupando o segundo lugar da pesquisa. O álbum pioneiro “SOUR”, rendeu mais de 269 mil exemplares da cantora.

Fechando o pódio, está a queridinha Taylor Swift com o “RED (Taylor’s Version)”, que conseguiu bater mais de 261 mil vendas.

Ainda na lista, Harry Styles aparece em quarto lugar com álbum “Fine Line”, com 257 mil unidades vendidas. Já Billie Eilish, finaliza em quinto lugar com álbum “Happier Than Ever”, que vendeu 253 mil cópias.

Os números não mentem a tendência do formato vinil está ganhando gosto novamente e que foi o principal financiador do aumento da venda dos álbuns físicos.

Em mais uma pesquisa foi comprovado o sucesso do formato. Segundo a BPI (Britsh Phonographic Industry) o vinil teve maior número de vendas nas últimas três décadas, com  aumento real no consumo do formato é de 8%, em relação à 2020. São mais de 5 milhões de discos de vinil vendidos em 2021, sendo o o 14º ano consecutivo de aumento.

De acordo com a pesquisa, ao que tudo indica, foram os jovens da Geração Z que impulsionam as vendas do formato. E o vinil, retoma com a classe que ele sempre mereceu.