20 curiosidades sobre edições passadas do BBB

Big Brother Brasil (Imagem: Reprodução)

O público do Reality Show Big Brother Brasil é divido em dois: aqueles fãs incuráveis que sabem todos detalhes das edições passadas e que acompanham o programa desde a sua estreia no ano de 2002. Já o segundo grupo são de pessoas que começaram a assistir a casa mais vigiada do Brasil, após o período de pandemia da covid-19.

São essas pessoas que ficam bastante admiradas com algumas provas e surpresas que o Big Boss, Boninho, faz dentro do programa. E essa surpresa se dá, porque desconhecem várias curiosidades das edições anteriores. Por isso, nesse Especial BBB 23, confira a lista de curiosidades ao longo dessas 23 edições de Big Brother Brasil.

1. Mais de uma Edição no mesmo Ano

O Reality passa na TV por um período anual, entretanto já houve uma exceção à regra no ano de 2002, ano de estreia do programa. O BBB 1 foi divulgado em 2 de abril, e após o seu encerramento, foi iniciada a segunda edição em 14 de maio de 2002.

2. Guiness Book

O programa venceu uma categoria do Guiness Book (“edição publicada anualmente, que contém uma coleção de recordes e superlativos reconhecidos internacionalmente, tanto em termos de performances humanas como de extremos da natureza”).

O prêmio se deu porque no BBB 20, o Big Brother Brasil, teve a maior quantidade de votos recebidos pelo público em um programa de televisão. A votação foi destinada para tirar um dos brothers, Felipe Prior, Manu Gavassi e Mari Gonzalez.

3. Ligações

Uma dinâmica que foi extinta do programa foi a ligação do público para ouvir o microfone de um participante. Isso aconteceu nas primeiras edições.

4. Censo BBB

Censo ‘BBB’: São Paulo é o estado que teve mais vencedores, com 7 de 21. As mulheres são as maiores campeãs da história do reality: foram 11. E os 3 signos que mais se deram bem foram Sagitário (4), Peixes (3) e Escorpião (3).

5. Sorteio

Já houve edições do Reality em que o participante entrava na casa mais vigiada do Brasil por intermédio de um sorteio. Um grande exemplo dessa dinâmica, foi a campeã do BBB 4, Cida.

6. Quantidade de Câmeras do Primeiro BBB

O primeiro BBB foi ao ar com 36 câmeras e 60 microfones em todos os cômodos, além da parte externa da casa. Atualmente a quantidade é a mesma.

7. Surgimento da palavra “Paredão”

O apresentador Pedro Bial revelou que a palavra “paredão” tem o significado de eliminação e que foi dita pela primeira vez pelo participante Adriano no BBB 1, e que deste então, a expressão se tornou usual para todos.

8. Método de Inscrição

Nos primeiros anos do Reality, as inscrições eram feitas através do preenchimento de um formulário e um vídeo de apresentação em uma fita VHS Video Home System.

9. Tema de Abertura

A música chamada ‘Vida Real’, cantada pela banda RPM, que tinha como vocalista o cantor Paulo Ricardo, se tornou o tema de abertura do Big Brother Brasil, e permanece até os dias de hoje. A única diferença é que em 2023, ela foi “repaginada” para uma versão em funk.

10. Surgimento da expressão “dar uma espiadinha”

A expressão que ficou tão comum no programa foi “dar uma espiadinha”, foi criada pela Editora do Programa Eugênia Moreyra. A sacada para a criação foi voltar as câmeras para a casa após cortar a comunicação com os brothers.

11. Primeira vez que o Acre assistiu a Final do BBB ao vivo

A primeira vez que o Acre (estado que tem fuso horário de duas horas a menos em relação ao horário de Brasília) viu uma final do ‘BBB’ ao vivo foi em 2018, por causa da torcida por Gleici Damasceno.

12. Origem do Big Fone e Paredão Triplo

A primeira vez que se falou de Big Fone em uma edição, foi no BBB 8. E foi nessa mesma edição em que se formou pela primeira vez um paredão triplo, formado por Alexandre, Gyselly e Thatiana.

13. Primeiras celebridades a entrar na casa

Vários famosos já visitaram a casa mais vigiada do Brasil, porém os primeiros a entrar foram dois apresentadores de TV: Xuxa e Jô Soares, na primeira edição do Reality.

14. Intercâmbios

Uma das dinâmicas que mais chamaram atenção do público, foram os intercâmbios que o BBB já fez com outros países, enviando e recebendo participantes.

15. Retorno de Veteranos

Veteranos voltaram ao BBB algumas vezes, como no ‘BBB 6’ (apenas para a primeira festa); no ‘BBB 10’, vencido por Marcelo Dourado, e no BBB 13, quando Anamara voltou de um paredão falso.

16. Primeira Casa de Vidro

A famosa Casa de Vidro foi criada no BBB 9, quatro participantes foram confinados no Shopping Via Parque, no Rio de Janeiro: Emanuel, Maíra, Josiane e Daniel.

17. Recordes de Rejeição nas Primeiras Edições

Foi no BBB 5 que surgiram os recordistas de rejeição das primeiras edições dos programa. Naquela edição, Aline saiu com 95%, e Rogério, 92%. O recorde atual é da cantora Karol Conká, que foi eliminada do BBB 20 com 99,17% de rejeição.

18. Indicação à Premiação

O BBB 6 recebeu uma indicação para o prêmio International Emmy Awards na categoria programa não roteirizado.

19. Primeiro ‘Meme’ do Reality

Foi no BBB 7 que saiu o primeiro meme do programa, o da sunga branca, em uma discussão entre Diego Alemão e Airton.

20. Cantora Fantasiada

A cantora Ivete Sangalo já entrou na casa vestida como a personagem Jade, interpretada por Giovanna Antonelli na novela ‘O Clone’, na segunda edição do Reality.