Zé Ramalho comenta citação no ENEM: “Sinto-me recompensado”

O cantor Zé Ramalho apareceu em uma das questões do ENEM 2021, com sua música “Admirável Gado Novo”. Sentindo-se grato e feliz pelo fato, o artista afirmou que o episódio denota a atualidade da faixa, assim como sua importância.

Zé Ramalho
Zé Ramalho comenta citação no ENEM: “Sinto-me recompensado”
(Créditos: divulgação)

Apesar das denúncias recentes dos servidores do INEP em relação ao assédio do Governo para que questões de cunho político crítico e contrário à visão bolsonarista fossem suprimidas da prova, artistas como Zé Ramalho se fizeram presentes de forma importante.

A questão em que o cantor aparece fez parte da prova de ciências humanas, e exigia do participante uma reflexão sobre o contexto em que “Admirável Gado Novo” foi lançada. A resposta correta citava uma postura de passividade na sociedade brasileira.

“Sinto-me recompensado por essa letra, que já tem quase 50 anos, estar se destacando nessas avaliações oficiais do conhecimento atual dos alunos, que estão sendo testados”, afirmou Ramalho.

No ano em que a canção foi lançada, o Brasil vivia a ditadura militar. Apesar de não fazer alusão direta ao período, uma vez que o pedido do atual presidente foi de que a ditadura de 64 fosse abordada como uma “revolução”, a prova criticou a época indiretamente, e fez alusão a outros importantes períodos históricos do país.

Além da música de Zé Ramalho, a prova do ENEM 2021 também trouxe outras questões que contrariam a linha política conservadorista de Bolsonaro. Estimulando o pensamento crítico dos participantes, a prova contou com a música “Sinhá”, de Chico Buarque, e com um texto de Friederich Engels, coautor do Manifesto Comunista, em conjunto com Marx.

Além disso, as questões também trouxeram problemáticas importantes para as minorias sociais. O racismo, tema extremamente presente na sociedade brasileira e pertinente, foi abordado, desafiando os alunos e convidando-os a um pensamento mais crítico. Outro tópico abordado foi a dificuldade de inserção das mulheres no meio científico, dado o patriarcalismo que permeia a produção científica.

Confirma a canção Admirável Gado Novo, de Zé Ramalho

Letra:

Essa é a canção do povo marcado
Do povo feliz
É o admirável gado novo
É o nosso Brasil
Yeah
Vocês que fazem parte dessa massa
Que passa dos projetos do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais do que receber
E ter que demonstrar sua coragem
À margem do que possa parecer
E ver que toda essa engrenagem
Já sente a ferrugem lhe comer
Êh, oô, vida de gado
Povo marcado eh
Povo feliz
Êh, oô, vida de gado
Povo marcado eh
Povo feliz
Lá fora faz um tempo confortável
A vigilância cuida do normal
Os automóveis ouvem a notícia
Os homens a publicam no jornal
E correm através da madrugada
A única velhice que chegou
Demoram-se na beira da estrada
E passam a contar o que sobrou!
Eh, oô, vida de gado
Povo marcado eh
Povo feliz
Eh, oô, vida de gado
Povo marcado eh
Povo feliz
Oh oh oh
O povo foge da ignorância
Apesar de viver tão perto dela
E sonham com melhores tempos idos
Contemplam esta vida numa cela
Esperam nova possibilidade
De verem esse mundo se acabar
A arca de Noé, o dirigível
Não voam, nem se pode flutuar
Não voam, nem se pode flutuar
Não voam, nem se pode flutuar
Eh, oô, vida de gado
Povo marcado eh
Povo feliz (eu quero ouvir vocês, vai)
Eh, oô, vida de gado
Povo marcado eh
Povo feliz
Feliz
Feliz
Feliz
Oôi
Oh uoh uoh uoh uoh eh eh eh boi
Eh boi, yeah yeah boi

Siga-nos nas nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade em primeira mão!

Temos uma super novidade! Agora também lançamos um canal incrível no YouTube, recheado de entrevistas e bate-papos exclusivos para os nossos seguidores.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Quer ficar por dentro de tudo em primeira mão? Junte-se ao nosso canal do MixMe no WhatsApp e mergulhe no mundo do entretenimento 24 horas por dia! Participe e compartilhe as nossas notícias!