Ximbinha é alvo de acusação de plágio; entenda o caso

O guitarrista Ximbinha, ex-marido de Joelma do Calypso, tem enfrentado mais uma polêmica em sua carreira. Desta vez o artista tem sido alvo de um processo de plágio na justiça do Pará. As informações são da jornalista Fabia Oliveira, do site Em OFF.

publicidade
Ximbinha, ex-marido de Joelma do Calypso (Reprodução)
Ximbinha, ex-marido de Joelma do Calypso (Reprodução)

Conforme a colunista, Ximbinha está sendo acusado pelo compositor Francisco Cláudio Dantas Lemos por ter incluído, sem autorização, a música “Palavras” no projeto Cabaré do Brega, lançado no ano de 2018.

publicidade

Segundo o compositor, o artista violou seus direitos autorais ao usar a canção no projeto e também por ter anunciado que a faixa era de autoria deles.

No processo que que tramita perante a 2ª Vara Cível e Empresarial de Belém, o advogado de Francisco afirma que o caso de plágio ficou explícito. “Há de se considerar que deliberada e consciente houve o explícito uso indevido da ideia do autor”, pontua.

publicidade

“Destaca-se que o plágio, em que pese a ausência de definição legal, vem sendo entendido pela jurisprudência, como o ato de apresentar como de sua autoria uma obra elaborada por outra pessoa, sendo considerada como indevida a reprodução de obra que seja substancialmente semelhante a outra preexistente”, diz.

Ainda no processo, o autor da música afirma que Ximbinha teria se utilizado de sua canção para alavancar o novo grupo musical, que na época estava iniciando os trabalhos no cenário.

O acusador disse que chegou a buscar o guitarrista para tentar resolver o problema de forma amigável, mas acabou não recebendo um bom atendimento. Autuado em uma denúncia de danos morais, Ximbinha pode ter que indenizar Francisco em R$ 50 mil, por se ‘apoderarem da composição’.

publicidade

Suposta volta da banda Calypso

Recentemente Ximbinha e Joelma voltaram a ter um embate ao falar sobre um suposto retorno da banda Calypso. O artista rebateu a ex-esposa após ela dar a entender que o grupo paraense iria retornar com sua formação original para uma turnê especial.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Na época, Ximbinha revelou que seria inviável a cantora retornar com a banda, já que eles ainda têm um embate na justiça por conta do grupo. “Por determinação judicial, a marca somente pode ser usada se estiverem os dois sócios juntos. Desta forma, a Banda só poderia retornar na sua formação original, e não apenas por um dos artistas”, disse ele ao jornal Extra.

O que você achou? Siga @mixmebrasil no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Formado em jornalismo pela UNIME Salvador, possui passagem por rádio, jornal e trabalha com público de internet desde 2016. Atualmente tem focado em projetos de audiovisual, cultura pop e celebridades.

Veja mais ›
Fechar