Tiago Iorc vira meme após lançar “Masculinidade”; entenda o caso

O cantor Tiago Iorc, recentemente, virou meme após lançar o clipe de Masculinidade, que fala sobre a toxicidade do machismo para os homens. Desde então, o artista virou alvo de debates e críticas por reforçar a figura do “homem desconstruído”.

publicidade

Em sua nova música, Iorc traz diversas confissões acerca de atitudes vistas como negativas, e admite tê-las cometido, culpando o machismo por ter sido o instrumento fomentador de tudo isso.

publicidade

Na letra, o cantor fala sobre os abusos que cometeu, as lágrimas que causou e sobre o vício em pornografia: “Ser homem exige muito mais do que coragem/ Muito mais do que masculinidade/ Ser homem exige escolha”, afirma em sua música.

tiago iorc
Tiago Iorc vira meme após lançar “Masculinidade”; entenda o caso (Reprodução)

“Essa música nasceu de um processo muito pessoal, um sentimento íntimo que me trouxe, naturalmente, bastante insegurança. Enquanto escrevia, dividi-o com pessoas próximas e percebi que, ao compartilhar minha história, elas se sentiam mais confortáveis para se abrir também. Isso me incentivou a pôr esse trabalho no mundo”, explicou Iorc

publicidade

No entanto, apesar da alta viralização, os comentários e a recepção da nova produção não foram somente positivos. O videoclipe gerou diversos comentários e memes não só sobre ele, mas também sobre outros artistas que levantam a bandeira de gênero.

Isso se deu devido à forma como o cantor relatou e confessou suas questões. Ao invés de reconhecer, na música, seus privilégios enquanto homem e se colocar no lugar de reprodutor de opressões, fazendo, a partir disso, seus desabafos, Tiago Iorc se colocou na posição de vítima do machismo.

Como se não tomasse uma parte ativa nas atitudes negativas que cometeu, o cantor se retrata enquanto alguém que foi passivamente levado a realizar tudo o que fez, não assumindo suas responsabilidades.

publicidade

Ao se manifestar sobre as críticas e a recepção de sua nova produção, Iorc diz que toda opinião é válida, e que essa pode ser uma nova oportunidade de aprendizado para ele.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

“são muitas opiniões, e todas válidas. Podemos aprender com todas elas. A minha é apenas mais uma voz nesse debate que já vem acontecendo há tempos”, explica Iorc.

O que você achou? Siga @mixmebrasil no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Milena Cerqueira

Formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), tenho interesse e experiência em jornalismo cultural, comunicação interna e assessoria de imprensa. Na área acadêmica, realizei pesquisa referente ao trabalho de conclusão de curso nas áreas de música e cultura pernambucana.

Veja mais ›
Fechar