Taylor Swift responde acusações de plágio na música ‘Shake It Off’

Na última segunda-feira (8), Taylor Swift respondeu as acusações de plágio na música “Shake It Off”, feitas pela dupla de compositores Sean Hall e Nathan Butler, que acreditam que a sua canção “Playas Gon’ Play” (2001), teve trechos copiados pela cantora. A estrela do pop estadunidense apresentou uma série de documentos para provar sua defesa.

Taylor Swift
Taylor Swift responde acusações de plágio na música ‘Shake It Off’. Foto: reprodução/Instagram.

Em um dos documentos, divulgado pela revista Billboard, Taylor afirma que não conhecia a canção ou a banda antes da acusação ser feita. “A letra de Shake It Off foi escrita totalmente por mim. A primeira vez que eu ouvi a canção [Playas Gon’ Play] foi depois que a alegação foi feita”, afirma.

Os compositores formalizaram a acusação em 2017, alegando que o sucesso da artista teria trechos da letra iguais ao de “Playas Gon’ Play”. A faixa lançada em 2001 possui os versos  “playas gon’ play” e “haters gonna hate” de “Playas Gon’ Play”.

Enquanto “Shake It Off”  tem em sua letra os versos: “Cause the players gonna play, play, play, play, play and the haters gonna hate, hate, hate, hate, hate”.

O caso já havia sido arquivado em 2018, quando um juiz decidiu que os trechos citados seriam muito “banais” para terem sido plagiados. No entanto, ele foi reaberto em 2021 após uma apelação da acusação.

Os advogados da cantora pediram que o processo fosse arquivado novamente, mas um juiz distrital negou o pedido. Ele entendeu que a ação deveria passar por um julgamento por existirem “similaridades suficientes”.

Taylor Swift e seu advogado, Peter Anderson, defendem que qualquer semelhança vem da linguagem da época e da expressão comumente utilizada na língua inglesa, a qual a compositora afirma ter escutado inúmeras vezes durante sua infância e adolescência.

“Lembro-me de ouvir frases sobre o jogo de jogadores e ódio declarados juntos por outras crianças enquanto frequentavam a escola em Wyomissing Hills e no ensino médio em Hendersonville. Essas frases eram parecidas com outros ditados comumente usados ​​como ‘não odeie o jogador, odeie o jogo’, ‘tome uma pílula gelada’ e ‘diga, não borrife’. Fiquei impressionada com as mensagens de que as pessoas que estão dispostas a fazer algo o farão, e a melhor maneira de superá-los é dar os ombros e continuar vivendo”, afirmou Taylor, no documento.

“Ao escrever as letras, eu me baseei em parte, em experiências da minha vida e, em particular, no que o público sabe da minha vida pessoal, reportagens ‘clickbait’, manipulação pública e outras formas de crítica pessoal negativa que aprendi que só precisava sacudir, desligar e focar na minha música”, completou.

Confira os clipes das duas músicas: 

Siga-nos nas nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade em primeira mão!

Temos uma super novidade! Agora também lançamos um canal incrível no YouTube, recheado de entrevistas e bate-papos exclusivos para os nossos seguidores.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Quer ficar por dentro de tudo em primeira mão? Junte-se ao nosso canal do MixMe no WhatsApp e mergulhe no mundo do entretenimento 24 horas por dia! Participe e compartilhe as nossas notícias!