Taylor Swift pode ir a julgamento por conta de acusação de plágio; entenda

A cantora Taylor Swift ainda pode terminar diante de um júri por conta da acusação de plágio na música ‘Shake It Off’, isso porque aparentemente, o juiz que supervisiona o caso ainda não encerrou o caso por uma questão de lei.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

Com isso, aumentam as chances da artista ir parar nos tribunais para, só assim, ser tomada a decisão final sobre o caso.

Para quem não lembra, Sean Hall e Nathan Butler alegam que a música de Taylor lançada em 2014 é extremamente parecida com uma que eles escreveram em 2001 chamada “Playas Gon Play”.

publicidade
Taylor Swift
Taylor Swift pode ir a julgamento por conta de acusação de plágio; entenda (Imagem: Reprodução/Web)

Em um dos trechos da música deles, a letra dizia: “As playas gon play / os odiadores vão odiar”. No hit de Swift, tem a seguinte parte: “os jogadores vão jogar, jogar, jogar, jogar, jogar / E os odiadores vão odiar, odiar, odiar, odiar, odiar”.

O caso foi para os tribunais e Taylor Swift foi acusada de plágio. No entanto, em 2018, o juiz do caso rejeitou a reclamação legal de Hall e Butler, concluindo que suas letras de 2001 sobre tocar ‘playas’ e ódio de ‘haters’ eram “banais demais” para desfrutar de proteção de direitos autorais de forma isolada.

publicidade

Isso significa que Swift não havia infringido nenhum dos direitos autorais com ela, mesmo a letra sendo bastante semelhante a letra da música feita por Sean Hall e Nathan Butler.

Não concordando com as decisões, Hall e Nathan Butler levaram o caso ao tribunal de apelações do Nono Circuito. Lá, os juízes de apelação criticaram bastante o juiz de primeira instância, por conta de ter chegado a conclusão de forma muito rápida e sem ter dado muita importância ao caso.

publicidade

Com isso, o processo voltou para a corte de Fitzgeral. Os advogados de Taylow Swift entraram em ação novamente e argumentaram que o que eles realmente compartilham é uma ideia e não uma expressão.

Cabe salientar que, os direitos autorais protegem apenas as expressões de ideias e não as ideias em si.

O que você achou? Siga @mixmebrasil no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Layne Bispo é formada em Administração pelo Centro Universitário UNIFG. Atua com produção de conteúdo para web há 5 anos e possui experiência nos nichos de entretenimento, educação, finanças e automobilismo. Atualmente dedica-se a redação do portal Mix Me, produzindo news sobre o mundo da música e cultura pop de um modo geral.

Veja mais ›
Fechar