Spotify anuncia sanção à Rússia por invasão à Ucrânia; saiba os detalhes

Depois da invasão da Rússia à Ucrânia, a plataforma de streaming de áudio Spotify resolveu fechar seu escritório no pais russo. A notícia foi anunciada a partir da agência de notícias Reuters.

Spotify
Spotify anuncia sanção à Rússia por invasão à Ucrânia; saiba os detalhes Reprodução)

A plataforma resolveu fechar seu escritório no país na última quarta-feira (02) por tempo indeterminado. Outra atitude do Spotify foi revisar diversos conteúdos relacionados ao conflito russo atual e diminuiu o alcance de podcasts produzidos pela mídia russa.

“Nossa primeira prioridade na semana passada foi a segurança de nossos funcionários e garantir que o Spotify continue a servir como uma importante fonte de notícias globais e regionais em um momento em que o acesso à informação é mais importante do que nunca”, disse a plataforma por meio de comunicado oficial.

Protesto ao Spotify

A plataforma tem estado nos holofotes midiáticos. Recentemente, a banda de rock londrina The Pocket Gods lançou um disco intitulado “1000×30 Nobody Makes Money Anymore”, com literalmente mil faixas com duração de 30 segundos.

A produção é uma forma de protesto aos royalties pagos pelo Spotify, que só são recebidos pela banda quando o ouvinte toca, pelo menos, 30 segundos de suas faixas.

Revoltados com o baixo valor pago pelo streaming aos artistas, os integrantes da The Pocket Gods explicam que não veêm sentido em produzir nada que ultrapasse trinta segundos, visto que não receberão por isso. Além disso, a primeira faixa se chama “0.002”, valor pago por reprodução aos cantores.

“Eu vi o artigo e me fez pensar: ‘Por que escrever músicas mais longas quando somos pagos pouco o suficiente por apenas 30 segundos?’”, afirmou o líder do Pocket Gods, Mark Christopher Lee, ao i News.

Apesar do movimento, o grupo explica que o protesto nada tem a ver com o boicote encabeçado por Neil Young e feito recentemente pelos grandes artistas ao Spotify, em decorrência de fake news sobre o COVID-19 disseminadas em um podcast oficial do streaming.