Shakira perde recurso em caso de fraude fiscal na Espanha e poderá ser julgada

A justiça da Espanha rejeitou recurso pedido pela cantora Shakira para arquivar uma decisão anterior, que viu “evidências suficientes” para enviá-la a julgamento por suposta fraude fiscal, segundo mostrou um documento judicial divulgado nesta quinta-feira (26).

publicidade
Shakira
Justiça espanhola recusa pedido de recurso de Shakira para arquivar acusação de sonegação de impostos. Foto: Shutterstock.

Os promotores afirmam que a colombiana não pagou até 14,5 milhões de euros em impostos, sobre os rendimentos entre 2012 e 2014, ao país europeu. Eles alegam que Shakira estava morando na região espanhola da Catalunha durante esse período.

publicidade

Os representantes da artista afirmam que ela se mudou para a Espanha somente em 2015, cumprindo todas as suas obrigações fiscais desde então. Durante o período das cobranças fiscais reclamadas, ela estaria morando nas Bahamas.

No entanto, o Tribunal Provincial de Barcelona afirma que “com os dados disponíveis sobre seu trabalho cabe considerar que a recorrente era residente habitual na Espanha”, segundo o despacho publicado nesta quinta.

publicidade

Segundo Shakira, ela vivia na Espanha desde 2011 quando seu relacionamento com o jogador do Barcelona, Gerard Piqué, foi tornado público, mas a cantora manteve sua residência fiscal nas Bahamas até 2015.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

A equipe jurídica da artista disse em comunicado que continuará defendendo seu caso com argumentos jurídicos sólidos.

“A conduta de Shakira em questões fiscais sempre foi impecável em todos os países em que ela teve que pagar impostos e ela confiou e seguiu fielmente as recomendações dos melhores especialistas e assessores”, informa a nota.

Atualmente, estrela do pop internacional tem 45 anos e mora em Barcelona com o marido e os dois filhos Milan e Sasha, nascidos em 2013 e 2015.

O que você achou? Siga @mixmebrasil no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Rafael Lima

Jornalimo pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Possui passagem por assessoria de comunicação e produção de críticas musicais desde 2020 em redes sociais. Apaixonado pelo universo e cultura pop, pesquisa e produz conteúdo para o nicho desde 2019.

Veja mais ›
Fechar