Santos é eliminado do Paulistão mais uma vez

Lucas Lima não conseguiu ajudar na classificação do Santos
Lucas Lima não conseguiu ajudar na classificação do Santos (Foto: Denny Cesare)

Após um começo de ano extremamente conturbado, o Santos conseguiu fazer bons jogos na reta final do Paulistão. Apesar disso, o time não terminou entre os classificados para o mata-mata do campeonato e pelo terceiro ano consecutivo, o Peixe está eliminado ainda na primeira fase do estadual.

O Santos chegou na última rodada para visitar o Ituano, além de torcer por resultados de outros jogos, o time precisava vencer seu jogo para chegar na próxima fase. Vale lembrar que o Peixe estava invicto desde a chegada de Lucas Lima, portanto, o bom momento empolgava torcida e jogadores.

Mas tudo começou a dar errado quando o jogo contra o Ituano começou. Logo aos 19 minutos do primeiro tempo, o Santos sofreu o primeiro gol, ao fim da partida, o placar mostrava 3×0 para o Ituano, resultado que tirou o time de Odair Hellmann do campeonato.

“Não encaramos como uma decisão. Deveríamos. Não adianta nada olhar outro resultado e não fazer a nossa parte. Se você faz a vitória, por mais que o resultado lá não fosse favorável, sairíamos com o dever cumprido por ter feito o nosso melhor na partida de hoje. Infelizmente, não foi isso que aconteceu” – Disse João Paulo, goleiro do Santos após a derrota por 3×0 para o Ituano

De acordo com o site de estatísticas Footstats, o Santos terminou o jogo com quatro finalizações e só uma no alvo, enquanto o Ituano teve 10 finalizações e três no alvo (três gols). O mais impressionante na partida, é que o Santos trocou 508 passes certos, enquanto o Ituano acertou apenas 185, ou seja, faltou objetividade ao Peixe.

Foi a terceira eliminação seguida do Santos ainda na fase de grupos do Paulistão. Nas redes sociais, o perfil Sofascore trouxe os números do Peixe em todo o período dentro do estadual:

  • 36 jogos
  • 9 vitórias (Só uma fora de casa)
  • 14 empates
  • 13 derrotas
  • 38% de aproveitamento
  • 42 gols marcados
  • 55 gols sofridos

Vale lembrar que neste período, o Santos esteve mais perto do rebaixamento do que de uma eventual classificação

Ainda de acordo com o Sofascore, o Santos é o dono do pior ataque (15 gols marcados) e o pior aproveitamento (43%) entre todos os 20 times que estarão na disputa do Brasileirão Série A em 2023.

“Está todo mundo triste e envergonhado da atuação. Vamos ter reunião para definir algumas coisas. Estamos envergonhados. Temos que assumir o que aconteceu. Não jogamos bem. Partida péssima e nos preocupou muito. Vamos pensar com calma e tranquilidade. Foi muito ruim”, disse Paulo Roberto Falcão, Coordenador de Futebol do Santos.

Com a eliminação precoce no estadual, o Santos também acaba colocando em risco sua participação na Copa do Brasil de 2024. Para não ficar de fora da competição, o Peixe precisas se classificar para a Libertadores, seja pelo Brasileirão, Copa do Brasil ou Copa Sul-Americana em 2023.

O próximo compromisso do Peixe é contra o Iguatu na próxima quinta-feira (9) pela Copa do Brasil, se for eliminado, o Santos terá um mês completo sem jogos oficiais.