Rússia e Ucrânia estão mantidas no Eurovision 2022, mesmo em guerra

Apesar dos conflitos de guerras nas últimas horas, Rússia e Ucrânia ainda estão mantidas no Eurovision 2022. O anuncio veio depois da invasão invasão russa em territórios ucranianos.  A EuroVision Song Contest é maior competição musical do mundo.

 Eurovision 2022
Rússia e Ucrânia estão mantidas no Eurovision 2022, mesmo e guerra (Reprodução}

A organização,  European Broadcast Union – EBU, enviou um comunicado oficial para o site  britânico The Independent.  No comunicado, a organização reafirma a participação dos dois países.

“O Eurovision Song Contest é um evento cultural apolítico que une nações e celebra a diversidade através da música. As emissoras públicas membros da EBU em ambas a Rússia e Ucrânia se comprometeram a participar no evento deste ano em Turim e nós estamos atualmente planejando em receber os artistas de ambos os países para se apresentar em maio. Nós, claro, continuaremos a monitorar a situação de perto.”, pontuou.

A situação políticas entre os paises já havia sido despertada antes da competição começar. Quando a cantora Alina Pash, selecionada nacional da Ucrânia, desistiu do Eurovision 2022.

Supostamente, a desistência aconteceu, porque a cantora foi vista na região da Crimeia, ocupada pela Rússia. Para o países, a atitude de entrar pela Rússia é considerada um ato de irregular. Até o momento, não foi confirmado a presença da artista na suposta região.

“A escolhida para representar a Ucrânia na Eurovisão está a ser atacada por nacionalistas por uma visita à Crimeia há sete anos. Decidiu desistir. Mas ainda há quem finja que o fascismo na Ucrânia não é uma ameaça”, comentou seguidor em uma rede social.

A competição Eurovision Song Contest 2022 será realizada na Itália, mais especificamente em Turim, nos dias 10, 12 e 14 de maio. A escolha do pais foi através da vitória da banda italiana Måneskin, em 2021, que levou o prêmio com a música  “Zitti e Buoni”.

Confira a apresentação de Måneskin em 2021: