Quem são as 9 novidades na convocação da seleção

Ramon Menezes é o técnico interino da seleção
Ramon Menezes é o técnico interino da seleção (Foto: Rafael Ribeiro)

Na manhã desta sexta-feira (3), Ramon Menezes, treinador interino da seleção brasileira, fez sua convocação para o amistoso contra a seleção de Marrocos. O jogo acontece no dia 25 de Março. Para o primeiro desafio após a Copa do Mundo de 2022, o treinador trouxe muitas caras novas para a seleção, inclusive, nove atletas que nunca haviam sido convocados.

Vale lembrar que Ramon Menezes é o treinador do sub-20 da seleção brasileira, portanto, muitas das caras novas são jogadores que participaram do título do Sul-Americano no começo do ano.

Mycael – Athletico Paranaense

No auge dos 18 anos, o goleiro Mycael é considerado um dos melhor goleiros da base no futebol nacional. Atualmente, o jovem defende o Athletico Paranaense, mas foi decisivo na campanha do título Sul-Americano sub-20 com a seleção brasileira.

Mycael é goleiro do Athletico Paranaense (Foto: Gustavo Oliveira/Athletico)
Mycael é goleiro do Athletico Paranaense (Foto: Gustavo Oliveira/Athletico)

Robert Renan – Zenit-RUS

O zagueiro de 19 anos também foi fundamental na campanha do título Sul-Americano pela seleção.

Desde o fim do ano passado, Robert Renan foi ganhando destaque no time do Corinthians, a ponto de se tornar titular da equipe na reta final da temporada. No começo de 2023, o jovem foi negociado com o Zenit-RUS. Apesar de ainda nem ter estreado pelo time russo, o jovem já despertou o interesse do Real Madrid-ESP

Números de Robert Renan na carreira segundo o Sofascore:

  • 13 jogos
  • 51 cortes
  • 50 bolas recuperadas
  • 19 desarmes
  • 20 interceptações
  • 7 faltas cometidas
Revelado no Corinthians, Robert Renan agora pertence ao Zenit-RUS (Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)
Revelado no Corinthians, Robert Renan agora pertence ao Zenit-RUS (Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)

Arthur – América Mineiro

Uma das maiores surpresas na convocação de Ramon Menezes foi o lateral Arthur, o jovem do América Mineiro é outro jogador que ganhou destaque com o treinador pelo Sul-Americano sub-20. De acordo com o ‘GE”, Arthur é o primeiro jogador revelado pelo América Mineiro a ser convocado pela seleção enquanto veste a camisa do Coelho.

Apesar de ter apenas 19 anos, o jogador já atraí o interesse de gigantes da Europa, como por exemplo, o Barcelona-ESP, que consultou o jovem no começo deste ano.

Revelado no América Mineiro, Arthur já foi sondado pela Europa (foto: Mourão Panda / América)
Revelado no América Mineiro, Arthur já foi sondado pela Europa (foto: Mourão Panda / América)

André – Fluminense

No Campeonato Brasileiro de 2022, o volante André foi um dos maiores nomes da campanha do Fluminense durante o torneio, segundo o Footstats, André foi o único jogador que acertou mais de 2000 passes no último Brasileirão.

Números de André em 2022 de acordo com o Sofascore:

  • 60 jogos
  • 2 gols
  • 2 assistências
  • 92% de precisão nos passes
  • 450 bolas recuperadas
André é um dos principais jogadores do Fluminense (Foto: Reprodução)
André é um dos principais jogadores do Fluminense (Foto: Reprodução)

João Gomes – Wolves-ING

Peça fundamental no Flamengo campeão da Libertadores e Copa do Brasil em 2022, o jovem João Gomes também terá sua primeira oportunidade com a amarelinha.

Com 20 anos, João Gomes foi negociado pelo Flamengo com o Wolves, da Inglaterra, a perda do jovem para o Rubro-Negro foi tão grande, que o time segue com dificuldades para achar um substituto para o volante.

Em 2022, João Gomes foi o jogador com mais desarmes realizados entre todos os atletas que disputaram a Série A do futebol brasileiro.

Revelado no Flamengo, João Gomes agora defende o Wolves-ING (Foto: Reprodução)
Revelado no Flamengo, João Gomes agora defende o Wolves-ING (Foto: Reprodução)

Andrey Santos – Vasco

Após uma temporada espetacular em 2022, Andrey foi negociado pelo Vasco com o Chelsea-ING. Sem poder jogar no time inglês, o jovem retornou ao cruzmaltino por empréstimo e já recebeu a primeira convocação.

Andrey é outro nome de grande destaque da seleção brasileira durante o Sul-Americano sub-20. O jovem foi o artilheiro com seis gols e craque da competição.

Segundo o Sofascore, Andrey foi o volante com mais gols marcados em 2022 entre todos os times das série A e B do futebol brasileiro.

Andrey está de volta ao Vasco
Andrey está de volta ao Vasco (Foto: Reprodução)

Raphael Veiga – Palmeiras

Um dos jogadores mais experientes na lista de novidades de Ramon Menezes para a seleção é Raphael Veiga, de 27 anos, o meia com mais gols no futebol brasileiro desde 2020 era um pedido muito antigo por parte da torcida, mas que só agora vai receber uma oportunidade.

Desde 2020, Raphael Veiga soma 62 gols e 20 assistências. Em média, o meia do Palmeiras participa de um gol a cada 135 minutos, ou seja, quase um por partida, considerando que a média é de um recorte de dois anos, o palmeirense fez por merecer a convocação.

Raphael Veiga vem fazendo boa temporada pelo Palmeiras
Raphael Veiga vem fazendo boa temporada pelo Palmeiras (Foto: Reprodução)

Rony – Palmeiras

O atual camisa 10 do alviverde foi uma grata surpresa na lista de Ramon Menezes para a torcida palmeirense. Aos 27 anos, Rony ganha a primeira oportunidade na seleção em um bom momento pelo Palmeiras. No Paulistão de 2023, o atacante soma 5 gols em 10 jogos.

A boa temporada que Rony vem fazendo não é novidade, nos últimos dois anos, ninguém marcou mais gols do que o ‘Rústico’ pelo Palmeiras, foram 28 em 73 jogos, além disso, Rony também é o maior artilheiro da história do Palmeiras na Libertadores.

Rony foi um dos principais nomes do Palmeiras na campanha do título brasileiro de 2022 (Foto: Peter Leone/Estadão Conteúdo)
Rony foi um dos principais nomes do Palmeiras na campanha do título brasileiro de 2022 (Foto: Peter Leone/Estadão Conteúdo)

Vitor Roque – Athletico Paranaense

Vitor Roque é mais um dos jovens que se destacaram pelo Sul-Americano sub-20. Durante a competição, o atacante do Athletico Paranaense marcou 6 gols e ficou empatado com Andrey na artilharia da competição.

Não é de hoje que o nome de Vitor Roque ganha força no cenário internacional. Na Espanha, o Barcelona está forte na corrida pela contratação do jovem que, segundo Felipão, diretor do Athletico, Vitor Roque deve ser vendido logo.

Vitor Roque é uma das grandes revelações do futebol brasileiro (Foto: José Tramontin)
Vitor Roque é uma das grandes revelações do futebol brasileiro (Foto: José Tramontin)