Pepeu Gomes comemora 70 anos em turnê com Baby do Brasil

Pepeu Gomes, o ícone da guitarra tropicalista nacional, celebra seu 70 anos em turnê ao lado de sua ex-companheira, Baby do Brasil. A última apresentação da dupla foi há quase 7 anos no Rock in Rio 2015, e o reencontro, intitulado “Baby e Pepeu a 140 graus”, promete sucesso nos palcos.

Pepeu Gomes
Pepeu Gomes comemora 70 anos em turnê com Baby do Brasil (Foto: Daryan Dornellas)

O nome do novo projeto foi resultado de uma união perspicaz das idades dos artistas, através da soma: Baby do Brasil também completará 70 anos em 2022, de forma que os “140 graus” representam a junção dos cantores. A volta do ex-casal aos palcos gerou animação e expectativa para o público, que já estava saudoso das apresentações conjuntas.

PEPEU GOMES E SUA HISTÓRIA

Nascido em 7 de fevereiro de 1952, o artista foi um dos maiores nomes do movimento tropicalista, representando-o com sua guitarra de fúria hendrixiana, tão característica e, ao mesmo tempo, fluida: a versatilidade permitiu com que Pepeu transitasse do rock ao samba, do pop choro. Foi sua habilidade em domar o instrumento com tanta maestria que lhe garantiu sua fama.

Cria do rock e fruto da geração agraciada com os Beatles, com Jimi Hendrix e com a Jovem Guarda, Gomes teve suas influências musicais gestadas numa miscelânea cultural de peso. Com toda sua bagagem, o artista aliou suas vivências na construção do seu estilo e som, participando de suas primeiras bandas: Os Minos e Os Leif’s, que vieram ainda antes da fama.

Trilhando seu caminho no mundo musical, o guitarrista ingressou em Novos Baianos, criando uma forte identidade brasileira em seu som e aumentando sua visibilidade nacional. Como se não fosse suficiente ter performado ao lado do icônico Moraes Moreira, Pepeu consolidou seu nome e passou a expandir os horizontes artísticos. Com isso, participou da maior parte das faixas do álbum “Fa-Tal – Gal a todo vapor (1971)”, o memorável espetáculo ao vivo de Gal Costa, marcado pela indescritível guitarra do músico.