Pabllo Vittar é alvo de processo milionário por suposto plágio em música

Pabllo Vittar acaba de se tornar alvo de uma ação judicial, sob a acusação de plágio. O autor do processo é o cantor e compositor, Herlomm Diosly dos Reis Silva. Ele acusa a cantora de ter plagiado sua música “Amar, Sofrer, Chorar” na faixa “Ama, Sofre, Chora”. A informação foi confirmada pelo Mix Me.

Pabllo Vittar plágio
Pabllo Vittar é alvo de processo por plágio em música. Foto: Mariana Pekin/UOL

Segundo a colunista Fábia Oliveira, do ‘Em Off’, o compositor afirma que registrou a melodia de sua canção em 13 de junho de 2019, em uma plataforma chamada ‘musicasregistradas.com’. A música também teve um videoclipe, que foi publicado no canal do cantor, no Youtube. O clipe de “Ama, Sofre e Chora” de Pabllo Vittar, foi publicado em 08 de janeiro de 2021.

Herlomm Diosly diz que, quando ouviu a música, identificou trechos com o mesmo sentido da sua composição original, de autoria própria, não apenas no título e melodia, que são praticamente idênticos, mas também no sentido literário. Ambas as músicas falam sobre um amor não correspondido.

Ele afirma, ainda, a semelhança entre as canções pode ser percebida nitidamente ao ouvi-las. As letras das músicas também teriam muito em comum. Em uma breve pesquisa no Google e no Youtube, as duas músicas aparecem de maneira sequencial, o que comprovaria, assim, a sua semelhança.

Se comprovado a cópia, Pabllo Vittar, a gravadora Sony Music e os demais envolvidos na música, terão infringido o direito do autor da obra ao utilizarem partes da letra e da melodia da canção de Herlomm Diosly, sem a sua autorização. O valor da causa é de R$ 1 milhão.

No processo, o cantor e compositor pediu uma indenização por danos materiais, e exige  receber todos os valores referentes aos lucros obtidos com a música de Pabllo, pelo prazo em que estiver vivo e mais sessenta anos depois de sua morte.

Também foi feito o pedido de que os réus apresentem nos autos os comprovantes de tudo aquilo que lucraram com a canção, que seria um plágio.

O cantor e compositor diz ainda que o suposto plágio de Pabllo e sua equipe teria gerado um incontestável dano moral. Ao ECAD e a ABRAMIUS, ele solicitou que fosse remetido um relatório sobre os ganhos de “Ama sofre e Chora” e para que sejam depositados todos os royalties. Em observação, que os danos morais sejam estipulados em dez vezes o valor dos danos materiais.

Confira os clipes das duas faixas que são alvo do processo: